São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA
Índios querem rapidez em demarcação
Pataxós mantêm funcionários da Funai reféns durante 24 horas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 50 índios pataxós mantiveram por 24 horas dois funcionários da Funai como reféns na fazenda Boa União, a nove quilômetros do monte Pascoal (BA), primeiro ponto avistado pelos portugueses em 1500.
Os reféns foram libertados no final da tarde de anteontem depois de negociação dos índios com Polícia Federal, Funai (Fundação Nacional do Índio) e Ministério Público. Os pataxós invadiram a fazenda há um mês.
Os índios pedem rapidez da Funai na confirmação de posse e demarcação de 58 mil hectares de terras indígenas nas aldeias de Barra Velha e Corumbauzinho, onde fica a fazenda invadida.
Os índios dominaram os funcionários da Funai Jaílton Maciel e Adalberto de Jesus Alves quando eles distribuíam sementes na aldeia de Corumbauzinho.
A Funai de Eunápolis disse que está formado um grupo técnico com seis pessoas, mas o início dos trabalhos de análise das terras depende de portaria do órgão em Brasília. (MARCOS VITA)


Texto Anterior: Celso Pinto: A agenda para a próxima crise
Próximo Texto:
Folha Eleições 2000
São Paulo: Maluf se apropria do projeto do Rodoanel

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.