São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Democrata lidera com folga em Ribeirão

Segundo Ibope, Dárcy Vera (DEM) tem 65% das intenções de voto e pode acabar com hegemonia do PT e do PSDB na cidade

Petistas e tucanos lutam pela liderança em Franca e São Carlos; em Araraquara, há empate técnico entre candidatos do PMDB e PT

MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

PT e PSDB polarizam a disputa eleitoral nas maiores cidades da região nordeste do Estado, mas podem perder para o DEM o principal município da região: Ribeirão Preto.
Na cidade de 558 mil habitantes, o prefeito tucano Welson Gasparini, que está em seu quarto mandato, enfrenta dificuldades para chegar ao segundo turno, enquanto o petista Feres Sabino está ainda mais longe. Na última pesquisa Ibope, Gasparini obteve 13% das intenções de voto e Sabino, apenas 2%. A liderança folgada é da deputada estadual Dárcy Vera (DEM): 65%.
Ribeirão Preto foi administrada por petistas e tucanos nos últimos 16 anos -oito anos de PSDB e outros oito, de PT, sendo seis com o deputado federal Antonio Palocci Filho. Palocci renunciou à prefeitura em 2002 para assumir o Ministério da Fazenda. Seu vice, Gilberto Maggioni, não chegou ao segundo turno dois anos depois.
Em São Carlos e em Franca, petistas e tucanos disputam a liderança. A disputa está mais acirrada em São Carlos, com Oswaldo Barba (PT) e Paulo Altomani (PSDB) dividindo a liderança, com 29% das intenções, segundo o Ibope. A cidade é comandada desde 2000 pelo petista Newton Lima.
Já em Franca, o prefeito e candidato à reeleição, Sidnei Franco da Rocha (PSDB), apareceu com 51%, segundo o Ibope, ante os 28% do petista Gilson Pelizaro.
Araraquara é a cidade em que o PSDB tem mais dificuldades. O candidato tucano, Pedro Tedde, apareceu com 2% na última pesquisa Ibope. O ex-deputado federal Marcelo Barbieri (PMDB), com 33%, está empatado tecnicamente com a vereadora Edna Martins (PT), que tem 29% e é apoiada pelo prefeito Edinho Silva (PT). A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Edna também está empatada com o ex-prefeito De Santi (PP), com 22%.


Texto Anterior: Campinas põe no foco da campanha problemas na saúde
Próximo Texto: No pontal: Chapas unem sem-terra e ruralistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.