São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

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HORÁRIO NA TV

Propaganda do candidato petista recebe aprovação de 66% daqueles que a assistiram, e a do tucano, de 49%

Metade dos eleitores não vê Lula ou Serra

DA REDAÇÃO

O Datafolha perguntou aos eleitores, na sexta-feira, se eles tinham assistido algum dia da propaganda dos candidatos a presidente no horário eleitoral gratuito na TV. Metade dos eleitores (50%) não assistiu à propaganda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros 51% não assistiram aos programas de José Serra (PSDB).
Os dois candidatos apresentam taxas de audiência mais baixas no interior (52% não viram nenhum programa de Serra, e 51%, de Lula) do que nas regiões metropolitanas (50% não viram o horário do tucano, e 47%, o do petista).
Por região, as taxas mais baixas de audiência de Serra concentram-se no Nordeste (56% não viram nenhum programa) e no Sudeste (52% não assistiram). Mas as taxas de Lula também são mais baixas nas mesmas regiões (52% no Nordeste, e 51% no Sudeste).
Os índices de aprovação dos programas pelos eleitores apresentam diferenças sensíveis. A propaganda de Lula na TV é considerada boa ou ótima por 66% dos eleitores, enquanto a de Serra recebe 49% de aprovação. Enquanto o horário eleitoral do PT é avaliado como ruim/péssimo por apenas 8% dos eleitores, o do tucano foi reprovado por 19%.
Lula obtém suas melhores taxas de aprovação entre os eleitores com nível superior (72% de ótimo/bom) e com o segundo grau (70%) e entre os eleitores mais jovens (70%). As taxas de ótimo/ bom são ligeiramente superiores entre os homens (68%) do que entre as mulheres (64%).
A maior rejeição ao programa de Lula está no eleitorado menos escolarizado (10% de ruim/péssimo) e de maior renda (10% de ruim/péssimo). A rejeição entre as mulheres (9%) é praticamente igual à masculina (8%).
Serra obtém suas melhores taxas de aprovação no eleitorado feminino (53% de ótimo/bom, contra 45% entre os homens) e entre os mais idosos (53% de ótimo/ bom). O grau de rejeição à propaganda de Serra aumenta muito de acordo com a escolaridade do entrevistado: 16% entre aqueles que têm o primeiro grau, 20% entre os que têm o segundo grau e 28% no estrato com nível superior.


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