São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado aponta "30 falhas" em voto de relator

ANA FLOR
FÁBIO ZANINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado José Dirceu (PT-SP) apresenta hoje à imprensa um relatório em que aponta pelo menos 30 "falhas" identificadas por ele no voto do relator do seu processo de cassação no Conselho de Ética, Júlio Delgado (PSB-MG). Delgado recomendou a perda do mandato do ex-ministro da Casa Civil sob a acusação de envolvimento com "mensalão". O parecer deve ser aprovado em votação na próxima semana.
Segundo a assessoria de Dirceu, o documento estava sendo concluído ontem e poderia ganhar novas ressalvas e anexos. A divulgação, prevista para ontem, foi cancelada depois que o Conselho de Ética transferiu para a próxima terça-feira a votação do parecer que indica sua cassação. Segundo a assessoria, o relatório, preparado durante a madrugada, ainda estava incompleto.
Entre as "vulnerabilidades" apontadas pela defesa está o fato de Delgado citar como evidência visitas de deputados ao Banco Rural às vésperas da votação de projetos. Segundo a assessoria, a lei foi aprovada porque havia "amplo consenso" partidário em torno dela. O "contra-relatório" de Dirceu tinha ontem 96 páginas, quase o dobro do tamanho do voto de Delgado, mas deveria sofrer enxugamento.
Depois da leitura do voto de Delgado, a votação foi adiada devido a um pedido de vista da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP). Pelo menos dez integrantes do conselho devem votar pela cassação de Dirceu.
Se aprovado, o parecer segue para apreciação no plenário da Casa.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/A hora de Dirceu: Fui "marcado para morrer" pela oposição, diz Dirceu
Próximo Texto: Com base em regimento, Aldo decide por releitura de parecer sobre petista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.