São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição acusa ex-ministro de "blindar" Lula

GABRIELA GUERREIRO
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

A oposição acusou nesta sexta-feira o ex-ministro José Dirceu de tentar "blindar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio da compra do dossiê antitucano por petistas. O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), disse que o presidente "se apressou em arrumar alguém para poder escapar" das denúncias de envolvimento no caso do dossiê.
"Eu não tenho acesso a esse processo, mas tenho certeza de que o ministro Márcio Thomaz Bastos [Justiça] saiu para escolher alguém a ser sacrificado. O criminalista está em ação."
A Polícia Federal confirmou que Dirceu seria a "pessoa conhecida" que conversou por telefone com Jorge Lorenzetti, ex-analista de risco e mídia da campanha do presidente, no período em que a compra do dossiê teria sido negociada com o empresário Luiz Vedoin.
Em resposta às novas revelações do episódio, o presidente do PT e coordenador da campanha de Lula à reeleição, Marco Aurélio Garcia, saiu em defesa do partido e disse não acreditar no envolvimento de Dirceu no caso. Garcia acusou a oposição de tentar ganhar ""no tapetão".
A respeito da possibilidade de Lula ser reeleito e não terminar o mandato em razão dos escândalos que se sucederam no primeiro mandato, Garcia disse: ""Acho que esse pode ser o sonho de alguns termocéfalos [sic] da oposição. A tradição de golpismo no Brasil é de longa data. Quem está querendo ganhar no tapetão vai se dar mal".
Para Garcia, mesmo que seja verdadeira a participação de Dirceu, ela não afetaria a candidatura de Lula. ""Entendo que o ex-ministro José Dirceu está vinculado muito mais às suas atividades profissionais, como advogado. Acho que esse fato, se verdadeiro ou não, não altera nenhum dos elementos."
O vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), também defendeu o ex-ministro. Segundo ele, é "muito difícil" haver envolvimento de Dirceu. "Credito essa denúncia à onda de boatos que será a tática de adversários."


Texto Anterior: CUT projetou Lorenzetti dentro do PT
Próximo Texto: Eleições 2006/Crise do dossiê: Lorenzetti chefiou compra do dossiê, diz PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.