São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Índice

ESQUERDA

Lula reage a Fidel Castro e critica Cuba

da Agência Folha em Santa Cruz do Sul

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato derrotado à Presidência pelo PT, disse ontem, em Santa Cruz do Sul (RS), que Cuba não é o modelo de país que ele idealiza.
A afirmação foi uma resposta ao presidente cubano, Fidel Castro, que elogiou Fernando Henrique Cardoso durante a reunião da 8ª Cúpula Ibero-Americana, na cidade do Porto (Portugal).
Fidel chegou a chamar FHC de "audaz e inteligente" e fez um discurso com insinuações críticas à oposição brasileira.
"O modelo democrático de Cuba não é o modelo democrático que eu quero. Eu acho que é preciso que não tenha partido único, é preciso direito de greve", disse Lula, ressalvando, porém, que gosta de Cuba e é "defensor" da revolução cubana.
Sem se referir diretamente aos elogios de Fidel Castro, usados por FHC para criticar a oposição, o petista disse que o presidente é "cínico" ao propor o diálogo com os adversários. "Ele passou quatro anos sem querer diálogo e fez uma campanha eleitoral sem participar de debates."
Para Lula, FHC "tem duas caras, uma lá fora e outra aqui dentro. Ele tem uma cara quando está jogando com os ricos e uma cara quando está fazendo medida provisória" contra os pobres.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.