São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físico é cotado para a Eletrobrás

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe-UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), é o nome mais cotado para assumir a presidência da Eletrobrás, holding federal que controla as principais geradoras de energia elétrica do país (Furnas, Chesf e Eletronorte).
Ontem, um membro da assessoria da futura ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse que Pinguelli só não irá para a Eletrobrás se não quiser. Antes da escolha de Rousseff, o físico, que foi coordenador do programa de governo do PT para a área de energia na época da eleição, era cotado para assumir o ministério.
"Eu sinto-me no ministério Lula por intermédio da Dilma", disse ontem Pinguelli à Folha. Ele afirmou que tem uma "cooperação permanente" com a futura ministra e que ela "está maravilhosamente afinada" com o programa que ele coordenou.
Pinguelli disse que não foi chamado para ocupar nenhum cargo no futuro governo, embora já tenha sido sondado para vários postos, de ministro a presidente de estatal. Sobre a possibilidade de vir a comandar a Eletrobrás, afirmou: "Não fui convidado. Se for, aceitarei".
De acordo com amigos de Pinguelli, a ida para Brasília nunca foi sua primeira opção no caso de um convite para integrar o novo governo. Por questões familiares, ele preferiria não sair do Rio de Janeiro, cidade onde estão as sedes da Eletrobrás e de Furnas. Ontem, Pinguelli confirmou essa preferência, mas ressalvou que isso não teve interferência no fato de Rousseff, e não ele, ter sido escolhida para integrar o ministério.
O físico admitiu também a hipótese de permanecer na universidade e não ocupar cargo no governo. "Posso colaborar mantendo minha independência", disse. Com a ida do atual reitor da UFRJ, Carlos Lessa, para a presidência do BNDES, Pinguelli também passou a ser cotado para assumir a reitoria da universidade.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Palocci escolhe liberal como braço direito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.