São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Criação coletiva
Partiu de João Paulo Cunha a idéia da MP que proíbe o funcionamento dos bingos. O presidente da Câmara conversou com José Dirceu, que falou com Lula, que pediu providências a Márcio Thomaz Bastos.

Lixo atômico 1
Quem conhece a realidade dos financiamentos de campanha atribui o atual constrangimento do PT ao gênero de empresa que costuma contribuir nos municípios, esfera de poder em que o partido construiu sua ascensão.

Lixo atômico 2
Transportes, lixo e jogo estão entre os mais conhecidos financiadores da política municipal. Hoje no poder federal, o PT poderia até descartar dinheiro de origem "problemática". Mas, como mostra o vídeo de Carlinhos Cachoeira, contribuintes reaparecem para cobrar a conta.

Altos e baixos
Pessoas que tiveram acesso a José Dirceu nos últimos dias observaram abruptas oscilações de humor do ministro, que mais de uma vez alternou disposição aguerrida e desânimo profundo.

Império do Mal
Entre assessores palacianos, surgiu teoria conspiratória para explicar a repercussão do caso Waldomiro na mídia internacional. Seria vingança dos poderosos pela imagem de "líder dos pobres" construída por Lula.

Outra guerra
Do deputado petista Walter Pinheiro (BA), em viagem a Israel, sobre sua distância da crise provocada pelo caso Waldomiro Diniz: "Troquei as bombas de casa pelas bombas de Gaza".

Túnel do tempo
Atual líder petista na Câmara e adversário de CPI para o caso Waldomiro, Arlindo Chinaglia defendeu, em 1996, a necessidade de comissão para investigar o Sivam. Seu argumento: não basta demitir o funcionário envolvido em irregularidades.

Ao pé do altar
A um passo de escolher Saulo de Castro Abreu Filho como seu candidato a prefeito de São Paulo, o PSDB trabalha agora para resolver o segundo problema: conquistar o PFL para uma aliança que garanta ao tucano tempo de TV pelo menos comparável ao de Marta Suplicy.

Noivo arredio
No PSDB, fala-se das negociações em tom cauteloso, mas otimista. Já os pefelistas dizem que o secretário da Segurança -à diferença de José Serra, que não quer concorrer- é uma aposta de risco elevado. Insistem na tecla do candidato próprio.

Encontro marcado
Será no segundo fim de semana de março a reunião em que o PT paulistano planeja homologar o nome de Rui Falcão como vice na chapa de Marta Suplicy.

Reciclagem
Inspirado no mais famoso bordão da campanha de Lula em 2002, o PMDB lançará, em encontro no próximo dia 4, seu slogan para as eleições municipais deste ano: "Agora é 15".

Rei posto
Com a opção do PT de Fortaleza pelo lançamento de candidatura própria, virá do PPS de Ciro Gomes o vice de Inácio Arruda (PC do B), que lidera as pesquisas na capital cearense.

Cada um na sua
Ronaldo Lessa e Kátia Born divergem quanto ao candidato do PSB à Prefeitura de Maceió. O governador quer o vereador Marcos Vieira. A prefeita prefere seu vice, Alberto Sexta-Feira.

Como no Planalto
Caruaru (PE) é um dos poucos municípios em que a base de sustentação de Lula será reproduzida. O petista João Lyra contará com o apoio de PMDB, PPS, PSB, PL, PC do B e PTB para enfrentar o pefelista Tony Gel.

TIROTEIO

Do ex-secretário antidrogas Walter Maierovitch (gestão FHC), sobre a tentativa do governo de apresentar Waldomiro Diniz como um fato isolado:
-Toda máfia empresarial é parasitária, encosta no poder para participar de decisões de governo. É ingenuidade concluir que essa máfia agiu num período e depois se retirou.

CONTRAPONTO

O bem-amado

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e a prefeita de Maceió, Kátia Born, ambos do PSB, tiveram encontro no Planalto, na segunda-feira, com o subchefe da Casa Civil para Assuntos Federativos, Vicente Trevas.
No meio da conversa, chegou o ministro da Coordenação Política, o alagoano Aldo Rebelo (PC do B). Cumprimentou os conterrâneos, mas avisou que teria de voltar para reunião com Lula sobre o caso Waldomiro.
Quando se preparava para deixar a sala, Aldo recebeu um beijo de despedida da prefeita.
-Ministro, a Kátia deixou uma marca de batom na sua bochecha- avisou o governador. É melhor tirá-la.
O ministro deu risada, agradeceu, mas rejeitou a sugestão:
-É melhor deixar como está. Pelo menos assim eu chego ao meu gabinete e mostro para todo mundo que não estou levando somente pancadas.


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Casa Civil articulava plano de legalização dos bingos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.