São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Reunião do G7 avalia crise asiática
EUA criticam pacote econômico japonês

IRINEU MACHADO
de Londres

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Robert Rubin, disse ontem ao ministro da Fazenda japonês, Hikaru Matsunaga, que a economia do Japão "é fraca" e que o seu fortalecimento é necessário para a restauração da confiança no mercado financeiro asiático.
Rubin e Matsunaga se reuniram na manhã de ontem por 45 minutos antes da abertura do encontro em Londres dos líderes da área financeira do G7 (Grupo dos Sete, que engloba as sete nações mais industrializadas do mundo).
Matsunaga se defendeu dizendo que o Japão tem adotado medidas para recuperar a sua economia.
Entretanto, setores do G7 consideraram inadequadas algumas das medidas adotadas pelo governo japonês.
Os EUA estariam descontentes com a não inclusão no recente pacote econômico do Japão de cortes de impostos para incentivar o consumo.
Documento divulgado ontem pelo G7 ao final do primeiro dia do encontro afirma que a recuperação e a estabilidade do mercado financeiro asiático dependem de uma supervisão e regulação internacional mais apropriadas, transparência de políticas públicas e reformas econômicas dos países diretamente afetados pela crise.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.