São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Filão inexplorado
Sem prejuízo das investigações sobre as atividades de Waldomiro Diniz na Loterj, o Ministério Público está bastante interessado nas tratativas do ex-homem de confiança de José Dirceu com parlamentares ao longo de 2003 e no início deste ano.

Negócios a concluir
Não passaram despercebidas dos procuradores as recentes reclamações de parlamentares que estariam à espera de verbas cuja liberação foi negociada com Waldomiro Diniz.

Deixa-disso
Ao acalmar Roberto Rodrigues, que perdeu a paciência com Guido Mantega, Luiz Gushiken exercitou antigo talento. Logo no início do governo, o ministro da Comunicação foi escalado para enquadrar Mantega, que ameaçara pôr as mangas de fora contra Antonio Palocci.

O homem certo
Revelada a ascensão patrimonial de Rogério Buratti, observadores bem-humorados não entendem por que Antonio Palocci descartou seu ex-secretário ao formar a equipe da Fazenda, já que o empresário parece entender de crescimento econômico.

Versão revisada
O ministro Jaques Wagner ("Conselhão") entregará a Lula e ao colega Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), no dia 31, o projeto de política industrial. O texto final inclui modificações sugeridas pelos conselheiros com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito.

Mais reunião
O "Conselhão" criará um grupo de trabalho, a ser coordenado pelo ministro Patrus Ananias, para analisar as políticas sociais do governo Lula.

Volto já
José Sarney avisou ao Palácio do Planalto que ficará fora de combate nesta semana. O presidente do Senado estará em São Paulo para submeter-se a exames médicos de rotina.

Reconhecimento externo
Dois programas sociais de Paulo Souto (PFL-BA) foram escolhidos pelo Banco Mundial como modelo para redução de pobreza. A convite do Bird, o governador fará exposição em conferência sobre o tema marcada para maio na China.

Vamos conversar
Governadores preparam encontro em Brasília para ressuscitar o pedido de renegociação das dívidas dos Estados com a União. O grupo é coordenado pelo gaúcho Germano Rigotto (PMDB), que planeja reunir os colegas no início de abril.

Estamos conversados
Lula não quer nem ouvir falar em renegociação. Como consolo, convidará os governadores para uma reunião, no final de abril, na qual anunciará investimentos de R$ 6 bi nos Estados.

Partido solteiro procura
Descontentes com a indicação de Rui Falcão como vice de Marta Suplicy, quercistas enviam sinais a tucanos. Por enquanto, oferecem: "bom relacionamento no primeiro turno, possibilidade de aliança no segundo".

Santo de casa
O PT de Ribeirão Preto pedirá a Antonio Palocci mais atenção à cidade. Dificuldades de caixa da prefeitura e o fantasma de Rogério Buratti ameaçam a reeleição de Gilberto Maggione.

Objeto do desejo
Os tucanos sonham em impor derrota ao PT em Ribeirão. Entusiasmam-se com pesquisa que atribui a Geraldo Alckmin capacidade de transferência de voto superior à de Palocci na cidade.

Doença contagiosa
Envolvido no caso Waldomiro, Rogério Buratti assombra a campanha também em Osasco, onde ajudou a fundar o PT. "Não o vejo há dez anos", costuma repetir Emídio de Souza, pré-candidato petista a prefeito.

TIROTEIO

De Markus Sokol, da tendência petista de esquerda O Trabalho, sobre o discurso governamental de que as mudanças não acontecem da noite para o dia:
-O problema do governo Lula não é de ritmo, mas de rumo. Meu grande medo é que acelerem o ritmo nesse rumo.

CONTRAPONTO

Cego de paixão

Um dos pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho já aprendeu que, em público, políticos têm de ser tolerantes quando o assunto é futebol.
Em privado, no entanto, o secretário estadual da Segurança, são-paulino doente, não perde a chance de fustigar assessores corintianos e palmeirenses.
Há poucos dias, Abreu Filho participava de uma reunião sobre segurança nos estádios. Foi exibido um vídeo com imagens de confronto entre as torcidas de Palmeiras e Corinthians.
-O São Paulo é diferente, tranqüilo- disse ele a policias portugueses que assistiam ao encontro a convite da PM.
Mal terminou a frase, apareceram na tela cenas de vandalismo protagonizadas pela Independente, torcida são-paulina.
Um assessor não se conteve:
-Imagine o que aconteceria se eles fossem nervosos!


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Caixa admite manter GTech mesmo após fim de contrato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.