São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Deputado diz que pagamento teve aprovação do BC

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) disse ontem à Folha que o pagamento dos R$ 2,2 milhões à editora do jornal "Gazeta do Paraná" passou por homologação judicial e foi uma decisão da procuradoria jurídica do Banestado, com anuência dos auditores do Banco Central, ""sem envolvimento direto do presidente". ""Sou 100% inocente", disse.
"À época, vivíamos com 12 auditores permanentemente dentro do banco e todos os casos passavam por auditoria do Banco Central."
Stephanes afirma considerar a investigação do caso "até um pouco de maldade" contra ele, ""quando se sabe que o presidente do banco não tem absolutamente nada a ver com isso".
Ele disse se surpreender com a notícia de que a ação continua tramitando e deve ser retomada sete anos depois de aberta. ""Acreditava que já estivesse extinta."
Ainda segundo o deputado, no saneamento, o banco pagava, em acordos, de 20% a 25% do valor das ações reclamadas para apressar o processo. A dívida reclamada pela editora Arlequim Ltda. teria seguido o modelo, e constaria do passivo a ser levantado.
"Nesse caso, lembro da orientação de que íamos perder de qualquer maneira, pelo simples fato de a despesa ter sido autorizada pelo governador [Mário Pereira], de próprio punho."
Ainda segundo Stephanes, havia pareceres de juízes e desembargadores favoráveis à empresa.
A defesa do Banestado argumentou que o fato de o acordo passar por homologação na Justiça, com parecer favorável do Ministério Público, bloqueia questionamentos futuros.
O banco tenta confirmar essa tese no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir arquivamento da ação. Um parecer do Tribunal de Justiça não reconhece essa situação.
O diretor do jornal "Gazeta do Paraná", José Marcos Formighieri, e o ex-governador Mário Pereira não foram localizados pela reportagem ontem. (MT)


Texto Anterior: Ministeriável é réu em ação popular por improbidade envolvendo o Banestado
Próximo Texto: Para ministro de Lula, TV estatal quem faz é Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.