São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

EVENTO

Inscrições para a sabatina de Gilmar Mendes vão até amanhã

Silva Junior - 10.fev.09/Folha Imagem
O ministro Gilmar Mendes em evento em Ribeirão Preto (SP)

DA REDAÇÃO

A Folha sabatina na próxima terça-feira, das 10h às 12h, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. Os interessados em participar podem se inscrever só amanhã.
Além de ser entrevistado por jornalistas da Folha, o ministro responderá a perguntas dos espectadores.
Também presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Mendes foi nomeado ministro do Supremo em 2002, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Formado em direito pela UnB, onde é professor de direito constitucional, o ministro passou a presidir o STF em 2008. Desde então, tem aparecido no noticiário em razão de opiniões ou decisões que geraram polêmicas.
Entre eles está o recente comentário sobre a série de ações de sem-terra durante o Carnaval -segundo Mendes, repassar dinheiro público para quem promove invasões de terra é uma "ilicitude", sendo a responsabilidade "de quem subsidia", no caso, o governo federal.
Na segunda-feira passada, o ministro defendeu uma mudança nos critérios para remoção e promoção de juízes no país. Ele afirma ter detectado casos de juízes promovidos por varas específicas -como de execução criminal e da infância e juventude- sem vocação adequada para a função.
Como presidente do CNJ, propôs que fossem julgados todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005, o que equivale a solucionar de 40 milhões a 50 milhões de ações em trâmite no país.


Texto Anterior: Alagoas: Deputado é preso pela 5ª vez desde 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.