UOL

São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenho invadido é a primeira área excluída da reforma agrária no ano

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA
FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TRACUNHAÉM (PE)

Após ter registrado pelo menos 80 invasões desde janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário decidiu ontem aplicar pela primeira vez no governo Luiz Inácio Lula da Silva a medida provisória editada na gestão de Fernando Henrique Cardoso contra esse tipo de ação dos sem-terra.
Por dois anos, o engenho Prado, em Tracunhaém (64 km de Recife), ficará impedido de desapropriação para fins de reforma agrária. Ele foi invadido e incendiado na última segunda-feira por lavradores ligados ao MST e à CPT (Comissão Pastoral da Terra).
A MP 2.183, cuja primeira versão é de 2000, proíbe por dois anos vistorias em terras invadidas e exclui os invasores do programa de reforma agrária.
Hoje o Incra deve começar os trabalhos de vistoria nos quatro engenhos vizinhos ao Prado.
O líder do principal dos três acampamentos do engenho Prado, José Cícero de Melo, 46, da CPT, disse que os acampados concordaram com a alternativa de desapropriar os outros quatro.
Há seis anos, os engenhos foram considerados improdutivos, mas os laudos foram contestados pela Justiça.
O outro ponto da MP -a exclusão dos invasores do processo de reforma agrária- não deve ser cumprido. Com estrutura sucateada, o Incra diz esperar que os próprios fazendeiros informem os nomes dos invasores.
Ontem, cerca de cem policiais militares com metralhadoras, pistolas e bombas de efeito moral montaram barreiras na rodovia que passa em frente às áreas invadidas. "Diante dos atos de terrorismo que vimos, desprezamos o trabalho de prevenção e passamos a atuar na repressão", afirmou o coronel da PM César Matos, responsável pela operação.
O coronel disse que pediu à Justiça autorização para uma operação de busca e apreensão nos acampamentos. Matos suspeita que os sem-terra escondam sob a terra armas e galões de gasolina para fazer coquetéis Molotov.


Texto Anterior: Lula lamenta invasões violentas e defende reforma agrária pacífica
Próximo Texto: MST bloqueia por 12 horas estrada em MT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.