São Paulo, sábado, 22 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Cerca de 60 corpos estão desaparecidos

DO ENVIADO A BRASÍLIA

A guerrilha do Araguaia foi organizada na segunda metade dos anos 60 pelo então clandestino PC do B, como tentativa de derrubar o regime militar nos moldes da revolução ocorrida na China na primeira metade do século.
Vindos principalmente do movimento estudantil, os guerrilheiros chegaram aos poucos ao Araguaia (região compreendida pelo sudeste do Pará, sul do Maranhão e norte de Goiás, hoje Tocantins) e mantinham em segredo a condição de militantes. Ficaram conhecidos como "os paulistas" pelos locais.
As Forças Armadas começaram a reagir em 1972, quando enviaram tropas à floresta. A vitória, porém, só veio dois anos depois, após três campanhas militares. Cerca de 60 guerrilheiros desapareceram; seus corpos não foram resgatados.
Em 2009, por ordem judicial, o governo federal montou um grupo para buscar os restos mortais. As escavações, que nada encontraram, continuarão neste ano. Integrantes já estão na região para planejar as investidas. (ST)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Após denúncia de desvios, Assembleia do PR reduz cargos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.