São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Olha a cobra...
Por volta das 19h de sábado passado, o refrão "pega ladrão" foi ouvido seguidas vezes enquanto acontecia a quadrilha da festa junina do colégio paulistano Vera Cruz, na qual estava presente José Dirceu.

...já passou
Para atenuar o constrangimento ao ex-ministro da Casa Civil, que tem uma filha adolescente na escola, professores e funcionários entraram em ação e puseram fim às manifestações.

A casa é sua
Pelo menos uma das reuniões em que coube ao empresário Marcos Valério oferecer a terceiros uma conta de publicidade no governo Lula foi realizada na sede do PT em São Paulo.

Quebra-cabeça 1
O Ministério Público Federal reuniu indícios de que duas empresas, de nomes Planeta e Videomaker, representariam o elo de ligação entre Emerson Palmieri, "tesoureiro informal" do PTB, e Marcos Valério.

Quebra-cabeça 2
Segundo as investigações, as duas empresas seriam usadas para fornecer notas frias às agências de publicidade DNA e SMPB, ambas de Valério.

Hora da verdade
Para oposicionistas, a votação do requerimento que convoca José Dirceu será a prova dos nove na CPI dos Correios: se o governo tentar rejeitá-lo, virá pressão total pela CPI do Mensalão.

Ibope baixo
O primeiro senador a se inscrever para argüir Maurício Marinho na CPI foi Jefferson Péres (PDT-AM), já na manhã de ontem. Sinal do desinteresse dos parlamentares pela investigação dos Correios propriamente dita.

Bom negócio 1
Quando reconheceu no "Roda Viva" que deputados receberam "estímulos" do governo para entrar no PTB, Roberto Jefferson tinha em mente casos como o de Vicente Cascione.

Bom negócio 2
Ao trocar o PSB pelo PTB, em 2003, Cascione virou vice-líder do governo e ganhou a chance de indicar um diretor da Codesp. Estima-se que o cargo na administradora do porto de Santos "renda" R$ 1 mi ao mês.

Fila parada
A principal dúvida sobre a nova modelagem da Casa Civil diz respeito às nomeações nas estatais. Aliados cobram rapidez na definição dos substitutos de cargos vagos, como diretorias nos Correios, no IRB e nas empresas em que havia presença do PTB.

Para inglês ver
A despeito da alegada decisão de Lula de "limpar" os Correios e o IRB, aliados consideram as atuais diretorias provisórias e estão de olho nos postos. A centralização das indicações na Casa Civil foi um dos pontos de atrito entre José Dirceu e Aldo Rebelo (Coordenação Política).

A pão de ló
Enquanto oferece a Renan Calheiros (PMDB) a possibilidade de indicar mais ministros, o governo empenha R$ 487,5 mil em emendas ao Orçamento para obras de infra-estrutura em Murici (AL), administrada pelo filho do presidente do Senado.

Marcas da crise
Na berlinda devido ao escândalo dos Correios, Eunício Oliveira apareceu com atadura no nariz na posse da colega Dilma Rousseff. "Fui atingido na luta", disse o ministro das Comunicações. Em seguida, esclareceu ter apenas retirado um sinal.

Enquanto isso...
Depois de acalorada discussão, a comissão de Transporte da Assembléia paulista aprovou ontem a inclusão da palavra "Palmeiras" na estação Barra Funda do Metrô. Cortesia da bancada verde-branca ao clube.

TIROTEIO

Do presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), sobre Lula, segundo quem "ninguém mais do que eu tem autoridade moral e ética para fazer mudanças":
-Um deputado e um governador afirmaram ter advertido o presidente sobre o mensalão. Ele não desmentiu nem tomou providências. Não tem, portanto, autoridade para cantar de galo. Sua crista já foi cortada.

CONTRAPONTO

Está me estranhando?

Receoso de cometer alguma gafe na audiência que teria com o então governador de São Paulo, André Franco Montoro (1916-1999), o prefeito de uma pequena cidade do interior, que nunca havia visitado a capital, disse ao deputado estadual que o acompanharia no encontro:
-Vou imitá-lo em tudo para não errar e passar vergonha.
No gabinete, o governador (à frente do Estado entre 1983 e 1987) ofereceu um café à dupla.
Montoro acionou os serviços da copeira. Minutos depois, ela retornou com a bandeja:
-Com licença, os senhores tomam com açúcar ou com adoçante?-, perguntou a moça.
O deputado escolheu a segunda opção. O prefeito também.
Como Montoro sabia que o parlamentar sofria de diabetes, perguntou ao prefeito:
-O senhor é diabético?
-O que é isso, governador? Sempre fui do nosso PMDB!


Próximo Texto: Lula elogia sua "ética" e diz que estão com "medo da reeleição"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.