São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROBLEMA TÉCNICO

Presidente da Câmara critica perfil "excessivamente" técnico da nova ministra

Dilma não tem trânsito, diz Severino

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Contrariado com a nova ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que negou recentemente a indicação de seu apadrinhado para a Petrobras, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), criticou ontem o perfil excessivamente técnico dela.
Para Severino, a ministra não tem a "desenvoltura política" que o novo cargo requer, nem trânsito entre parlamentares para ajudar na rearrumação da fraturada base aliada no Congresso.
"Eu não vejo ela [Dilma] com muita facilidade no trânsito para fazer com que a base partidária possa realmente se integrar de novo ao governo. (...) A ministra até hoje não teve nenhuma desenvoltura política que possa realmente dar essas credenciais."
O presidente da Câmara, porém, amenizou suas críticas ao ressalvar que considera a ministra "uma pessoa culta, inteligente". Chegou a dizer que a experiência dela durante o regime militar, quando foi presa e torturada, pode ajudar o governo.
Severino entrou em choque com Dilma há cerca de dois meses, ao ver frustrada a indicação para a Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras de um afilhado seu, Djalma Rodrigues.
A nomeação da ex-ministra das Minas e Energia tem causado apreensão entre parlamentares pelo seu perfil técnico, e Severino foi ontem o porta-voz dessa preocupação, cobrando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que compense a indicação com medidas para melhorar a interlocução política. (FÁBIO ZANINI)

Texto Anterior: Isto é Dirceu
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Em reforma: Lula sonda Wagner para substituir Aldo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.