São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pimenta faz críticas à "paralisia" do Congresso

da Sucursal de Brasília

O ministro Pimenta da Veiga (Comunicações), coordenador político do governo, criticou ontem o que chamou de "paralisia" do Congresso nas últimas semanas. Ele disse que é "evidente" que o presidente Fernando Henrique Cardoso não está satisfeito.
Depois de se reunir por quatro horas com o presidente no Palácio da Alvorada, Pimenta anunciou que FHC vai convocar uma reunião de líderes para retomar a agenda do Congresso em agosto.
"Nas últimas semanas, houve uma paralisia dos trabalhos do Congresso, que não é boa para o país", afirmou Pimenta.
O ministro disse que avaliou com FHC o final deste semestre legislativo e o início do próximo, em agosto. "O presidente vai estimular o Congresso, por intermédio de seus líderes, a cumprir uma pauta efetiva indispensável para o país."
Sobre as crises na base do governo, Pimenta defende "regras de comportamento". O ministro disse esperar que a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal encerre os problemas na base do governo.
Segundo Pimenta, FHC está preocupado com o bate-boca entre Carlos Velloso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente do Congresso. "O presidente está tomando as medidas que acha necessárias", disse.
Sobre a reforma judiciária, Pimenta frisou que a proposta do relator, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), é pessoal -não é posição de governo.
O líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG), concorda com a avaliação de FHC. "Eu acho que o Congresso avançou em alguns assuntos, mas ficamos muito à mercê de crises estéreis", disse.
O vice-presidente da Câmara e do Congresso, deputado Heráclito Fortes (PFL-PI), disse ser "inoportuno falar mal do Congresso quando os presidentes das duas Casas estão ausentes". Até o final da tarde de ontem, os presidentes das duas Casas, Michel Temer (PMDB-SP) e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), ainda não haviam retornado de Portugal, onde participaram de encontro de cúpula de parlamentos ibero-americanos.


Texto Anterior: Campelo ganha cargo em RR
Próximo Texto: Planalto escolhe diretor da PF com aval de Calheiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.