São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Prefeita usa pelo menos metade do expediente para colaborar com os candidatos

Às sextas, Marta troca a prefeitura pelas campanhas

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

Em sete das últimas oito sextas-feiras a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), usou pelo menos metade de seu expediente para participar das campanhas dos candidatos de seu partido.
Ontem, a prefeita esteve ao lado de José Genoino e de Luiz Inácio Lula da Silva, candidatos do partido ao governo de São Paulo e à Presidência, respectivamente.
Como prefeita, o dia de Marta se resumiu à inauguração de uma unidade de saúde e a rápidos despachos no Palácio das Indústrias -uma jornada de uma hora e meia, no período matutino.
A partir das 12h, Marta já estava na rua. Até as 14h, participou de carreata ao lado de Genoino. Depois, embarcou para o Rio, onde se encontrou com Lula.
Para se justificar, a prefeita ataca o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição e que, assim como ela, se afasta em alguns momentos do cargo para fazer campanha. "O Alckmin pediu licença para fazer campanha?", questionou ela, ontem.
Essa nova rotina de Marta já incluiu viagens a Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e outra ao Rio (RJ). Segundo ela, "nada mais justo para quem trabalha bastante". Aos candidatos petistas, é uma forma de usar a imagem de Marta para alavancar as campanhas.
Questionada ontem se pretende pedir licença do cargo para se dedicar somente às campanhas de Lula e Genoino, Marta respondeu: "Eu acredito que [as campanhas" fazem parte do político que quer ver o Brasil melhor (...). É tudo que eu quero na vida, por isso que vou fazer campanha."

Tempo para tudo
No último dia 6, uma sexta-feira, a Agência Folha acompanhou os passos de Marta, como prefeita e fazendo campanha para o partido. Às 10h05, a prefeita deixava sua casa para participar da campanha de Genoino. Um dos eventos da prefeita foi no bairro de Guaianazes, na zona leste.
"Estou fazendo a campanha desde às 11h30 e agora [às 14h15" estou indo trabalhar. Já trabalhei de manhã. Quando a gente trabalha bastante, dá para fazer tudo", disse a prefeita, no final do ato em favor da candidatura de Genoino.
Minutos antes, em discurso a cerca de 50 pessoas no pátio de uma igreja, Marta fez questão de explicar o motivo de seu empenho nas campanhas de Lula e Genoino. "Por que a prefeita está tão empenhada nessa campanha? Porque eu quero um presidente que crie empregos na minha cidade, e um governador forte ao meu lado", afirmou ela.
Para o deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato do partido ao Senado, a atitude de Marta, como representante pública, tem sido "legítima".
"O país vive um momento decisivo, e a participação de todos nas campanhas é importante", disse o candidato petista.


Texto Anterior: Alckmin reduz expediente no Palácio
Próximo Texto: Seis podem se reeleger já no primeiro turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.