São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERVIÇO

Brasileiro escolhe seis candidatos neste ano, recorde da história da urna eletrônica

A mais longa votação

TIAGO AGUIAR
DA REDAÇÃO

Nunca o eleitor teve que apertar tantas teclas para votar. Será preciso apertar os botões da urna eletrônica 25 vezes, no mínimo -ou seja, no caso de não haver anulação ou correção de votos.
O recorde se deve ao fato de que esta será a primeira eleição, depois da implantação do voto eletrônico, em que cada Estado irá eleger dois senadores. Cada eleitor deverá votar em candidatos para seis cargos.
Pela ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), dois senadores, governador e presidente da República. Confira abaixo o procedimento passo a passo da votação de 6 de outubro.
A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem "colas" com os números e nomes de seus candidatos escritos para conferir na hora de votar.
Deve-se ver qual é a zona e a seção no título eleitoral e procurar o local de votação nas listas que serão divulgadas pelos tribunais regionais eleitorais.
Para os eleitores com deficiências físicas e para os idosos haverá seções montadas no primeiro andar das zonas eleitorais.
Os mesários podem auxiliar a quem apresentar dificuldade na hora de votar. Mas eles não podem violar o sigilo do voto.
O segundo turno, nos casos em que for necessário, acontecerá no dia 27 de outubro.


Texto Anterior: Rio Grande do Norte: Candidata do PSB perde espaço na TV
Próximo Texto: Hilário Político - José Simão: Já podem prometer um emprego a mais!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.