UOL

São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para sociólogo, miséria ajudou país a crescer

DA REPORTAGEM LOCAL

"Como é que me caiu a ficha? Trabalhava em Santos, tinha sido criada uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e os arquitetos faziam uma pesquisa sobre habitação popular.
Encontraram um resultado enigmático: a maior parte da população pobre pesquisada era proprietária de suas casas. As casas eram feitas em mutirão. Eu disse: aqui está a explicação! São proprietários porque usam, além de suas horas de trabalho, seus feriados, seus domingos, nessa coisa que é tradicional: você faz uma feijoada, chama os amigos, toma cerveja e levanta a parede."
E assim foi concebida a "Crítica à Razão Dualista", obra reeditada este mês pela Boitempo Editorial, pelo sociólogo Francisco de Oliveira, 69.
Por meio da agricultura não capitalista, dos serviços "informais" urbanos e do trabalho não monetarizado, os trabalhadores teriam o seu "custo de vida" reduzido, permitindo que o salário mínimo para sua reprodução física fosse rebaixado e a acumulação capitalista e os investimentos acontecessem.
A tese era contrária à idéia da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) de oposição entre dois setores na economia brasileira, um "dinâmico" e outro "atrasado". Segundo Oliveira, ao contrário, a informalidade e a miséria seriam condições indispensáveis para o avanço capitalista no Brasil.
O "Ornitorrinco" representa a estagnação desse processo após a revolução tecnológica. A tecnologia necessária para os grandes investimentos, de conhecimento universal até então, tranca-se nas patentes e nas pesquisas científicas de ponta. O país não tem condição de bancar o investimento.
A economia brasileira continua associando "exclusão" com acumulação de capital -como o uso de camelôs na distribuição "just in time" de cerveja nos estádios-, sem ser todavia capaz de crescer com o vigor da maior parte do século 20.



Texto Anterior: Entrevista da 2ª - Francisco de Oliveira: Nova classe social comanda governo Lula, diz sociólogo
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.