São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Lula oscila para baixo, mas mantém vitória no 1º turno

Presidente passa de 50% para 49% na pesquisa Ibope; Alckmin vai de 29% a 30%

Variação de vantagem fica dentro da margem de erro, de dois pontos; avaliação positiva do governo petista sofre queda de seis pontos


DA REDAÇÃO

A segunda pesquisa de intenção de voto realizada depois do início da crise do envolvimento de petistas na compra de um dossiê contra tucanos mostra que se reduziu, dentro da margem de erro, a distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).
O presidente oscilou de 50% para 49% no levantamento do Ibope e venceria no primeiro turno, com 54% dos votos válidos. Já o tucano tem 30%, contra 29% na pesquisa de 9 a 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Heloísa Helena (PSOL) manteve 9% das intenções de voto; Cristovam Buarque (PDT) tem 2%, e Ana Maria Rangel (PRP), 1%. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos.
Votos brancos e nulos somam 5%. Ainda estão indecisos 4% dos entrevistados.
A pesquisa Ibope foi realizada entre segunda-feira, dia em que foi exonerado o assessor especial da Presidência Freud Godoy, e anteontem, quando o presidente do PT, Ricardo Berzoini, deixou a coordenação geral da campanha de Lula.
Freud e Berzoini tiveram seus nomes envolvidos no escândalo da compra de um dossiê contra Alckmin e José Serra que levou à prisão de Gedimar Passos, que também trabalhava na campanha de Lula.
Num eventual segundo turno, Lula oscilou de 53% para 52%. Alckmin manteve os 37%.
A maior variação ocorreu na avaliação do governo. Da última pesquisa para cá, caiu seis pontos o índice dos que consideram o governo ótimo ou bom, de 49% para 43%. Subiu de 33% para 37% o número dos que avaliam a gestão de Lula como regular, e de 16% para 19% o daqueles para quem ela é ruim ou péssima.

Vox Populi
O Vox Populi também divulgou pesquisa, com índices mais favoráveis a Lula. Realizado entre os dias 16 e 19, o levantamento mostra o petista com 51% contra 27% de Alckmin e 6% de Heloísa. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 18.063/2006.


Texto Anterior: Dirigente do MST evita criticar Lula após o escândalo
Próximo Texto: Na TV, partidos violam regras, dizem surdos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.