São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSELHO DE ÉTICA

Suspeita de fraude adia processo contra pefelista

ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), suspendeu ontem o processo por quebra de decoro contra o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS). A decisão foi tomada por causa da suspeita de que a representação contra o pefelista possa ter sido fraudada pelo PT.
Apresentada no mês passado, a representação é assinada por Tarso Genro, que na época era presidente interino do partido. Porém uma reportagem da revista "Veja" desta semana reproduz laudo técnico do Instituto Del Picchia, de São Paulo, indicando que a assinatura não é de Tarso.
O PT nega a fraude e mantém o pedido de cassação de Onyx. Ontem, antes mesmo de ser notificado pelo Conselho, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), apresentou ofício em que afirma ser verdadeira a assinatura de Tarso Genro.

"Laudo falso"
O próprio Tarso afirmou no último sábado que assinou a representação. "É claro que eu assinei [o documento]. Se esse laudo diz que a assinatura não é minha, o laudo é que é falso", disse.
Izar preferiu não decidir sozinho se aceita ou não o ofício do PT para dar continuidade ao processo contra Onyx. Por isso, anunciou que pretende colocar o ofício em votação hoje.
No começo da tarde, Izar havia dito que iria notificar Berzoini para prestar esclarecimentos sobre o caso. "O acusador pode virar o acusado. Se for confirmada a falsificação, eu vou arquivar o processo [contra Onyx] e solicitar a investigação do fraudador."
O presidente do Conselho de Ética também afirmou que irá sugerir à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a elaboração de um novo laudo para identificar se, de fato, a assinatura de Tarso Genro na primeira representação do PT é verdadeira.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/A hora de Dirceu: Dirceu vê "fracasso" e contradição em CPI
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Pagamento suspeito: Amigo de Lula deve responder a duas CPIs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.