São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Jogando charme

"EUA vão ligar o charme na América Latina", avisa o título no "Miami Herald". Será "uma ofensiva para cortejar o poderoso Brasil e outras nações-chave". O alvo é isolar Hugo Chávez. Segundo o "número 2" do Departamento de Estado, Nicholas Burns, a turnê acontecerá no momento em que "a região conclui o ciclo de mais de uma dúzia de corridas presidenciais". Foi "necessariamente um ano de observação", diz, avaliando que as eleições resultaram na "afirmação" das prioridades dos EUA. Agora, no "alto da agenda está estender a mão ao Brasil" de Lula, "esquerdista moderado". Em pauta, energia, Chávez e até "ajudar a conter as ambições nucleares do Irã e da Coréia".

NÃO CONSEGUE
Ecoando reportagem da Folha, o "Clarín" destaca que, "apesar do pedido da ONU, Brasil não abre os arquivos da ditadura". Iniciando o texto, Lula, como FHC antes, "não consegue seguir a trilha de transparência da Argentina na punição dos culpados pelas aberrações nas ditaduras".

CARTEL DO GÁS
O espanhol "El País" dá que a "Rússia alimenta a idéia de uma Opep do gás". Não seria "realista a curto prazo", mas é "considerada pelos dirigentes russos". O tema já teria sido tratado com a Venezuela de Hugo Chávez, "que foi muito receptivo", e possivelmente com Líbia, Argélia e Brasil.

Alberto Cesar/Greenpeac/AP - guardian.co.uk/Reprodução
Na legenda, "uma área de floresta desmatada" antes do fim do sonho

CASTELO DOS SONHOS
Sob o título "Vida se esvai de cidades erguidas com a destruição da floresta amazônica", o "Guardian" publicou longa reportagem desde Castelo dos Sonhos, no Pará. O texto abre e fecha com o bordel Charlooe Drinks Bar, suas "dezenas de prostitutas", inclusive menores, e "madame" dizendo: "A cidade acabou". Não consegue mais clientes.
Mas é uma história de "sucesso do governo brasileiro na tentativa de proteger a maior floresta tropical do mundo", com o plano antidesmatamento iniciado em março de 04. Com a repressão às madeireiras ilegais, foram-se a cidade e a economia. O "Guardian" quer apoio aos sobreviventes.

Chris Gash - nytimes.com

OS PILOTOS AMERICANOS
O colunista para viagens de negócios do "NYT", Joe Sharkey, que estava no Legacy que bateu no Boeing da Gol, voltou a destacar os "pilotos americanos detidos" e a atacar o inquérito (ilustração acima.).
Mas o "Newsday", jornal de Long Island, subúrbio de Nova York onde moram os pilotos, anda mais contido. Ontem, deu que a "detenção é justificada, dizem especialistas". Para um ex-diretor do Departamento de Justiça, "se fosse o oposto, pode apostar que iríamos mantê-los até acabar a investigação". E mais, "funcionário do Departamento de Estado diz que todas as indicações são de que o inquérito é feito com prudência e competência -e em cooperação".

PÉ NA JACA
Do blog de Ricardo Calil, sobre a nova novela global:
- "Pé na Jaca" oferece mais do mesmo Carlos Lombardi, galãs sem camisa, mulheres com pouca roupa. Mas houve uma novidade: piadas com o governo Lula. Na primeira, Arthur pergunta à mulher: "Você acha que Juan está no clube?" (ele sempre está). Ela responde: "Você acha que Lula não sabia de nada?"... Será que estamos diante da primeira pornochanchada política das telenovelas?

OUTRA TV
Longo despacho da agência Associated Press, nos sites dos jornais, diz que na Europa e outras partes as telecoms "sonham" e vêm implantando TV por internet. Um holandês dado como exemplo já assiste futebol -e diz que "o controle remoto é lento, mas a imagem é melhor do que no cabo".
Entre outras, investem no padrão IPTV a americana AT&T, a chinesa PCCW e as européias France Telecom, Deutsche Telekom, Swisscom AG, BT e agora a Telefônica.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Paraná: Base de Requião manobra e amplia atribuições de CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.