São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARGA PESADA

Presidente de conselho critica imprensa e diz que nunca trabalhou tanto

Sobrecarga justifica "férias", diz Izar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dia depois de definir um "recesso branco" até o dia 9, o Conselho de Ética da Câmara criticou ontem a imprensa e apresentou um relatório das atividades executadas em 2005.
Durante a sessão, alguns integrantes do conselho aproveitaram a oportunidade para criticar os veículos de comunicação que registraram "as férias" dos conselheiros no período de convocação extraordinária, que resultará em gastos de cerca de R$ 100 milhões aos cofres públicos.
"Os editores [de jornais] fizeram uma leitura equivocada da decisão de vossa excelência", disse Pedro Canedo (PP-GO), dirigindo-se a Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do conselho. "Amanhã [hoje] as manchetes vão ser de que o Conselho de Ética tenta justificar o injustificável", ironizou Canedo.
Em seu relatório, Izar destaca o volume de trabalho realizado pelo órgão no ano. "Nestes últimos seis meses de 2005, o conselho experimentou uma sobrecarga de trabalho jamais vista."
Izar justificou que o conselho ficará fora de atividade de ontem a 9 de janeiro porque testemunhas programadas para depor durante o período se recusaram a comparecer. "E nós não temos poder de convocação. Podemos apenas convidar."
Além do relatório, Izar divulgou o cronograma de trabalho para o início de 2006. Contudo, até 16 de janeiro, não haverá votação de relatórios porque não ocorrerão sessões no plenário, requisito para contagem de prazos para pedido de vista e apresentação de recursos.
Desse modo, até lá Izar deseja finalizar a instrução de, no mínimo, seis processos. Já em 10 de janeiro deverão ser concluídos os casos de Roberto Brant (PFL-MG) e Pedro Corrêa (PP-PE). (ADRIANO CEOLIN)


Texto Anterior: Escândalo do mensalão/Hora das conclusões: Desvio ainda não está comprovado, diz BB
Próximo Texto: Escândalo do mensalão/Hora das conclusões: Valério rebate CPI e reafirma empréstimos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.