São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Estatal diz que aumento segue expansão do lucro

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras afirma que o aumento das despesas da área de comunicação é natural, pois acompanha a expansão do lucro e das receitas da companhia.
De 2002 para 2003, o lucro da estatal subiu 120%, atingindo R$ 17,8 bilhões, a maior cifra da sua história.
Segundo a estatal, o aumento da verba publicitária e das demais ações de comunicação deram bastante retorno: o valor da marca Petrobras subiu de US$ 286 milhões em 2003 para US$ 485 milhões em 2004 (os dados são de pesquisa Interbrand).
A empresa informa ainda que toma todas as decisões sobre ações de patrocínio e publicidade sem interferência do governo federal, controlador da companhia, com 51% das ações ordinárias da estatal. Afirma, no entanto, que todas as campanhas publicitárias passam por uma análise de conteúdo da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica).
Não quer dizer, porém, que a secretaria interfira diretamente nas ações e no plano de mídia da empresa, argumenta a estatal. Mas dá palpites, como, por exemplo, colocar mais mulheres e negros nas peças publicitárias ou aumentar o tamanho do selo Brasil Para Todos, a marca oficial do governo federal, que aparece sempre assinada ao lado do logotipo da empresa. Nem sempre eles são aceitos, diz a estatal. A Secom também compara o custo das campanhas e verifica se os valores estão dentro dos padrões de mercado.


Texto Anterior: Publicidade oficial: Petrobras aumenta despesa com propaganda
Próximo Texto: Questão nuclear: Divergência no governo paralisa o projeto de Angra 3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.