São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Ligação com Palocci é trunfo de deputado

DA REDAÇÃO

A forte ligação entre o deputado Paulo Bernardo e o ministro Antonio Palocci (Fazenda) foi seu maior trunfo para ganhar o Ministério do Planejamento. Sua escolha é vista como uma blindagem da área econômica. Disputava o cargo com Jorge Bittar (PT-RJ).
No terceiro mandato na Câmara, Paulo Bernardo, 53, tem sido o homem do PT no Congresso para temas tributários e financeiros. Em suas mãos o governo entregou a presidência da Comissão Mista do Orçamento. Agora, estará no comando da elaboração do Orçamento 2006, ano eleitoral. Relatou outro projeto importante ligado à pasta, o das PPPs (Parcerias Público-Privadas).
Apesar da intimidade com os números, o paulistano não tem formação universitária na área. Fez parte do curso de geologia da UnB. Bancário, construiu a carreira como dirigente sindical, eleito deputado pelo Paraná.
No Executivo, foi secretário de Finanças da Prefeitura de Londrina (PR) e secretário da Fazenda do governo de Zeca do PT, em Mato Grosso do Sul (1999-2000).
É casado com Gleisi Helena Hoffmann, diretora financeira da Itaipu Binacional, e tem quatro filhos.


Texto Anterior: Bernardo assume Planejamento e diz que Lula pediu diálogo com Dirceu
Próximo Texto: Elio Gaspari: Trocar dívida por educação é boa idéia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.