São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Novo ministro é executivo de banco há 6 anos

DA REDAÇÃO

Convidado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Miguel João Jorge Filho, mineiro de Ponte Nova que completou ontem 62 anos, é desde 2001 vice-presidente de Assuntos Corporativos do banco Santander Banespa.
Jornalista, Jorge foi por dez anos diretor de Redação de "O Estado de S. Paulo", entre 1977 e 1987.
Naquele ano, migrou para a comunicação empresarial à frente do setor na Autolatina, "joint-venture" entre a Ford e a Volkswagen. Dois anos depois, assumiu a vice-presidência de Assuntos Corporativos e Recursos Humanos da empresa.
À frente da comunicação da Autolatina, Jorge travou conhecimento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Luiz Marinho (Trabalho) -ambos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que por várias vezes entrou em conflito com a montadora.
Após a dissolução da Autolatina, em 1994, Jorge continuou ocupando o cargo na Volkswagen, até a ida para o Santander.
Antes de ser convidado para o Desenvolvimento, já participava de certa maneira do governo Lula -é um dos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Desde os tempos de Autolatina, Jorge mantém o costume de ir a Brasília todas as quartas-feiras.
"Vou ao Congresso, converso com deputados, senadores. Quero estar próximo dos fatos, acompanhar de perto o que acontece para me posicionar dentro da empresa", disse em entrevista em 2001.


Texto Anterior: Lula define Stephanes na Agricultura e Miguel Jorge no Desenvolvimento
Próximo Texto: Deputado atuou em favor de empresa que doou R$ 115 mil à sua campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.