São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atual prefeito é alvo das três pré-candidatas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O principal alvo de críticas das três pré-candidatas durante a campanha à Prefeitura de Porto Alegre já está escolhido e será um homem, o atual prefeito José Fogaça (PMDB).
Responsável pela derrota do PT após uma hegemonia de 16 anos na gestão da capital gaúcha, Fogaça ainda não anunciou se tentará a reeleição. Ele aparece à frente nas pesquisas.
Candidato ou não, o prefeito já é o principal alvo de Maria do Rosário (PT), Luciana Genro (PSOL) e Manuela D'Ávila (PC do B) e de partidos de oposição.
Sua administração é apontada como "apática" e "ausente". Problemas na saúde pública, manutenção de vias e responsabilidade indireta sobre o aumento da criminalidade são as reclamações mais freqüentes.
"[A presença de três pré-candidatas] é um avanço. Mais uma vez a capital está à frente das experiências políticas nacionais", disse ele, que não quis comentar a possibilidade de ter três adversárias mulheres.
Sobre acusações de paralisia administrativa, Fogaça afirma que teve de fazer cortes em alguns setores para sanar as contas públicas. Entre eles, investimentos. Ele não quis dar nota à sua administração. "Prefiro ser julgado pela população."
Seu futuro político, ele diz que está nas mãos dos seis partidos da coligação que o elegeu -PMDB, PPS, PTB, PDT e PSDB. "Não é proposição minha voltar a ser prefeito. Se os partidos tomarem a iniciativa, isso acontecerá", disse ele.
Esse é o primeiro cargo no Executivo de Fogaça, que já foi deputado e senador. Em 2004, surgiu como alternativa ao desgaste sofrido pelo PT na capital.
Sobre a carreira de compositor -suas músicas já foram gravadas por Kleiton & Kledir, Nara Leão, MPB4 e Mercedes Sosa-, disse que tentou, mas não finalizou nenhuma composição durante sua gestão. "A prefeitura ocupa todo o espaço emocional possível, não há lugar para outra coisa." (GP)


Texto Anterior: Pré-candidatas em Porto Alegre apontam machismo na política
Próximo Texto: Lula descarta aliança nacional com PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.