São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Novo PT" testa limites em relação ao poder de Lula

Direção se reunirá amanhã para analisar alianças

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova direção do PT, eleita em dezembro de 2007, terá amanhã sua primeira prova de fogo em relação ao poder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal item da pauta do encontro do Diretório Nacional do PT, em São Paulo, interessa diretamente a Lula: a política de alianças para as eleições municipais deste ano.
O caso mais delicado envolve o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que negocia união com o PSDB do governador Aécio Neves.
Pimentel tem o apoio de Lula para que a direção partidária não ponha empecilhos à união, mas alas à esquerda do atual comando e mesmo alguns nomes do "centrão petista" têm restrições. Com isso, a tendência deverá ser "fechar embaixo e liberar em cima", na expressão de um dos líderes do partido: proibir na base alianças com PSDB e DEM, mas deixar aberta a discussão "caso a caso" para quando a direção entender por bem.
Assim, o PT tentaria evitar uma enxurrada de alianças entre petistas e oposição nos grotões do país, principal temor da direção nacional. Em contrapartida, decidiria que em BH o apoio não se daria ao PSDB, mas ao aliado PSB do pré-candidato Márcio Lacerda, secretário de Aécio e nome mais cotado para encabeçar a chapa.
O único ponto praticamente definido é que a reunião não colocará restrições às coligações com os partidos da coalização de Lula em Brasília: PMDB, PR, PC do B, PSB, PDT e PP.
No Planalto, só o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) atua contra a união com Aécio. Mas a nova direção tem apenas cerca de 40% dos 81 membros do Diretório Nacional diretamente atrelados aos interesses de Lula. As demais correntes têm alguma autonomia em relação ao presidente. Um veto explícito e pontual ao caso mineiro seria possível com a união entre todas as correntes que estão fora da CNB (Construindo Um Novo Brasil), o antigo Campo Majoritário de Ricardo Berzoini.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Velório da mãe do prefeito de BH reúne políticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.