São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Mendes hoje completa 1 ano na presidência

DA REPORTAGEM LOCAL

O atual presidente do STF, Gilmar Ferreira Mendes, 53, foi nomeado para o tribunal pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e passou a integrar a corte máxima do país em junho de 2002.
Hoje Mendes completa um ano na presidência do Supremo. Ele também preside o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), instituição que faz o controle administrativo e disciplinar do Poder Judiciário.
No período, ele ganhou notoriedade por se manifestar publicamente sobre temas jurídicos e políticos do país, e por muitas vezes causar polêmica com suas declarações.
Antes de ingressar na corte, Mendes ocupou o cargo de advogado-geral da União no governo FHC, entre 2000 e 2002. O ministro do STF também já foi procurador da República, entre 1985 e 1988. Foi adjunto e consultor jurídico da Secretaria Geral da Presidência, no governo Collor (1990-1992).
O ministro também é professor de direito constitucional da UnB (Universidade de Brasília) -onde se tornou bacharel em direito, em 1978. Mendes concluiu cursos de mestrado e doutorado na Alemanha. É natural de Diamantino (MT).


Texto Anterior: Integrantes do STF defendem presidente
Próximo Texto: Perfil: Barbosa é o 1º ministro negro do Supremo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.