São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão do PT, Lindberg repensa sua candidatura

DA SUCURSAL DO RIO

Sob pressão, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), admitiu a possibilidade de desistir de concorrer em 2010 para o governo do Estado do Rio. A cúpula do PT quer apoiar a candidatura do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) à reeleição.
Antes irredutível, Lindberg começou a rever a ideia anteontem, quando esteve com Cabral, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT), e dirigentes.
"Nossa relação estava muito tensa. Foi uma conversa de aproximação, de portas abertas para uma possível aliança. Farei o que o presidente Lula disser", afirmou.
O encontro no Palácio Laranjeiras durou quatro horas. Segundo o prefeito, nada ficou acertado. Caso não dispute, ele pode tentar o Senado -vaga cobiçada pela secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, presente na reunião.

Atritos
Os atritos entre Cabral e Lindberg se intensificaram nas eleições municipais de 2008, quando o governador disse que o hospital da Posse, administrado por Nova Iguaçu, era "um açougue". Cabral apoiava Nelson Bornier (PMDB), derrotado no primeiro turno por Lindberg.
Em março, diante de Lula, em Cabo Frio, Cabral, sob o palanque, indignou-se ao ser vaiado. Aos palavrões, responsabilizou Lindberg.
Ontem o governador elogiou o antes adversário: "O prefeito Lindberg é um político maduro, de sucesso, que tem muito a colaborar com nosso Estado".
Segundo Cabral, o PT compreendeu que apoiá-lo "é importante para o processo nacional". Ele também defendeu o apoio do PMDB à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).


Texto Anterior: PMDB propõe ajudar governo em CPI em troca de aliança eleitoral
Próximo Texto: PSDB: Serra nega ter feito acordo com Aécio sobre 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.