São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renan vai indicar Romero Jucá para a relatoria da CPI

VERA MAGALHÃES
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, vai indicar o líder do governo na Casa, Romero Jucá, para relator da CPI da Petrobras. O nome de Jucá será levado por Renan ao presidente Lula em reunião prevista para segunda-feira.
O PMDB também concorda em fechar um acordo para que a presidência da CPI seja cedida ao DEM, que nomeará Antonio Carlos Magalhães Jr.
Renan evita anunciar oficialmente, antes do encontro com Lula, a estratégia para a composição da CPI, selada recentemente. O PMDB avalia que um acordo com a oposição na largada das investigações é importante para estabelecer limites e evitar que a CPI degringole.
O PSDB também já disse aos aliados do DEM que manterá o nome de Álvaro Dias como indicado para presidir a CPI, já que ele é o autor do requerimento que motivou a investigação, mas que vai referendar o nome de ACM Jr. caso o governo aceite a nomeação.
Renan e aliados querem fechar um cerco que evite que o líder do PT, Aloizio Mercadante, assuma a presidência da CPI. Segundo um senador próximo a Renan, ele prefere dar a presidência para o DEM a dar para o Mercadante. Nos últimos dias o petista tem tentado, sem sucesso, conversar com o líder do PMDB para fechar uma estratégia comum na CPI.
Depois que o cenário com ACM Jr. e Jucá nos postos de comando foi publicado ontem na Folha Online, Renan negou já ter batido o martelo nas indicações. "Quero ouvir toda a bancada antes de fechar os nomes", disse, por meio de sua assessoria. "Ainda não sabemos se a oposição vai recorrer da divisão dos espaços."
Jucá pediu no início da semana para estar na CPI. Em reunião com peemedebistas, foi saudado como relator da comissão e sorriu em agradecimento. Ontem, ele disse que aceitará o posto se for indicado. "Sou um soldado do partido."
O risco de o desenho não se confirmar é o presidente Lula não aceitar um acordo com o DEM -ao qual senadores do PT têm restrições.


Texto Anterior: PT ataca ação de ministros sobre lei ambiental
Próximo Texto: Diplomacia: Governo afirma que mantém apoio a egípcio para a Unesco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.