São Paulo, terça-feira, 23 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"W"

Nouriel Roubini escreveu no fim de semana, no "Taipei Times" de Taiwan e depois em seu blog, sobre a alta nas Bolsas de todo o mundo nos últimos três meses, lançando previsão em imagem: a recessão global deve tomar a forma de um "W", com queda e alta, agora nova queda, depois alta.
Nas manchetes do fim do dia, ontem, "Preocupações com recessão derrubam mercados globais", no "Financial Times", e "Ações de bancos e de energia lideram movimento de venda", no "Wall Street Journal", sobre Nova York.

ABAIXO DE 50 MIL
Na manchete do Valor Online, início da noite, "Bovespa perde os 50 mil pontos ao cair mais de 3,6%". O "forte movimento vendedor" levou à "maior queda diária em mais de três meses". As ações da própria BM&FBovespa caíram 9,08%.

ACIMA DE R$ 2
Na manchete da Reuters Brasil e ecoando no site do "WSJ", "Dólar supera R$ 2 com nervosismo externo e aversão ao risco". A moeda "teve a maior alta percentual em mais de três meses ante o real". Seria por "pressão das commodities".



EMPREGOS, EMPREGOS

Até Wall Street, Bovespa e os mercados globais murcharem, as manchetes seguiam outra direção. No UOL, à tarde, "Brasil cria 132 mil vagas em maio". Na estatal Agência Brasil, "Emprego tem primeiro resultado positivo no ano em todo o país". Na Reuters Brasil, "País cria empregos pelo quarto mês seguido".



SUL-SUL

O "FT" segue dia a dia a ameaça de concentração da produção de minério de ferro.
Ontem a gigante Anglo American, originalmente sul-africana, hoje sediada no Reino Unido, recusou proposta de fusão feita por outra gigante, Xstrata, sediada na Suíça. Em reportagens separadas, a correspondente em Londres e o correspondente em Johanesburgo relataram que cresceu a possibilidade de um acordo da Anglo com a Vale. Em parte, porque se trata de "um ícone da África do Sul", cujo governo pode "favorecer outro grande conglomerado do "Sul", a Vale do Brasil".



"VOZ DO BRASIL"
iptvcultura.com.br/rodaviva
Amorim no "Roda Viva"
O chanceler Celso Amorim foi entrevistado à tarde no "Roda Viva", ao vivo por UOL e outros, e questionado sobre direitos humanos, que não estariam sendo levados em conta pelo país. Vem crescendo nos EUA a crítica às ações brasileiras, via organizações como Human Rights Watch e o jornal "Miami Herald" -este citado no blog de Sérgio Dávila por afirmar que a política externa "cheira mal".
Amorim se defendeu dizendo que a "voz do Brasil" hoje pesa mais, daí a reação, e reafirmando a estratégia de "não intervenção e pragmatismo". Falou que a defesa dos direitos humanos deve levar em conta também temas como o "racismo europeu" e não fechar o foco nos países africanos, em disputa "geopolítica".

François Lenoir/nytimes.com / Adam Broomberg/guardian.co.uk
"SARKO", BROWN E LULA
O "New York Times" perfilou o francês Nicholas Sarkozy, que estaria vivendo "metamorfose", já menos "realista" e "soando mais para Lula". O "Guardian" entrevistou o britânico Gordon Brown, que voltou a dizer que até Lula foi afetado pela crise e agora "culpa os banqueiros". Brown, "sombrio", diz que não vai "culpar ninguém mais"



JEAN CHARLES, O FILME
video.globo.com
Cena da morte, no metrô
O correspondente do "Guardian" viajou até Gonzaga, Minas Gerais, para assistir à primeira exibição do filme sobre Jean Charles de Menezes, junto com a família do brasileiro assassinado pela polícia de Londres há quatro anos. Também o "Fantástico", da Globo -que registrou, da mãe de Jean Charles, ao abraçar o ator Selton Mello: "Parece um pouquinho com ele. Só é mais forte". É produção da BBC.

A PEÇA
A BBC noticia que no dia 21 de julho estreia também uma peça sobre o caso no teatro Landor, em Londres, a poucas quadras da estação onde Jean Charles foi morto, no dia 22 de julho de 2005.

"SIR IAN"
Já o ex-chefe de polícia que tratou Jean Charles por terrorista, Sir Ian Blair, agora é alvo de escândalo por seus altos vencimentos, no "Telegraph" -e até de um livro, adiantado pelo "Times".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Verba indenizatória: Gabeira admite que contratou empresa da mulher
Próximo Texto: Mendes defende abertura dos arquivos do Araguaia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.