São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar vai exigir o apoio de seus secretários à campanha de Aécio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A movimentação política do governador de Minas, Itamar Franco (sem partido), nos últimos dias deixou evidente que o seu empenho é total em relação à candidatura de Aécio Neves (PSDB) ao governo mineiro, mas não é tão intenso em relação ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ele em tese apóia.
Itamar disse que vai exigir do seu secretariado adesão à candidatura de Aécio, sob pena de terem que entregar os cargos. Mas não foi exigida fidelidade a Lula.
O secretário de Governo, Henrique Hargreaves, declarou apoio público ao presidenciável Ciro Gomes (PPS). Segundo nota da assessoria do governo, Hargreaves disse tratar-se de "uma opção pessoal, que o governador acata". E que Itamar confirmou, assinalando que "Ciro Gomes, além de um candidato que respeita, foi seu ministro [da Fazenda, na sua gestão presidencial de 92 a 94" e nada tem contra ele". Itamar lembrou ainda que Ciro apóia Aécio.
Mas Itamar começou a pedir votos para Lula em inaugurações de obras pelo interior, que antes era só para Aécio. Foi assim na sexta e ontem, em Juiz de Fora.
Por isso o PT diz não ter dúvidas do apoio. Agora, busca garantir uma participação mais ativa do governador, inclusive em viagens.
Ainda nesta semana o vice de Lula, senador José Alencar (PL-MG), se reúne com Itamar.
Em Divinópolis (MG), no sábado, Lula foi informado de que o secretariado de Itamar não terá que ser fiel à sua candidatura. Ele respondeu: "Não cabe a mim determinar como deve ser o comportamento do Itamar na minha campanha". (PAULO PEIXOTO)



Texto Anterior: Alckmin ganha ação de danos morais contra Maluf; ex-prefeito vai recorrer
Próximo Texto: Janio de Freitas: Dois casos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.