São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Aeronáutica afirma que já houve "exaustivas análises" do caso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A assessoria de imprensa da Aeronáutica divulgou nota ontem à noite dizendo que o "processo de licitação já foi alvo de exaustivas análises pela CPI do Sivam no Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da União". Pela manhã, a Folha encaminhou perguntas para serem respondidas pelo tenente-brigadeiro Marcos Antônio de Oliveira sobre os documentos do governo dos EUA, mas a assessoria não respondeu, limitando-se a divulgar a nota.
Segundo o órgão, o militar estava no Rio a trabalho e não poderia ser encontrado.
A Folha informou que a reportagem trazia informações novas, que não foram colocadas à disposição do Congresso ou do TCU, mas a assessoria disse que a nota "é a resposta do comando da Aeronáutica".
A nota cita trecho do relatório da CPI do Sivam como "prova" de que não há novidades no assunto. "Aqui está um excelente material para pesquisas futuras", diz o trecho citado, de 4 de junho de 2002.
As perguntas da Folha tratavam de como os EUA melhoraram a proposta final, do acesso a informações confidenciais, da afirmação de que dados do Sivam seriam compartilhados e da elaboração de uma carta sob orientação escrita do governo norte-americano.
Leia a íntegra da nota:
 
"Em atendimento à sua solicitação datada de hoje, este Centro de Comunicação Social informa o seguinte:
O processo de licitação do Sivam já foi alvo de exaustivas análises pela CPI do Sivam, no Congresso Nacional, e pelo Tribunal de Contas da União, que, atualmente, tem o Sivam como objeto de acompanhamento e verificação permanente.
A respeito das perguntas dirigidas ao chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, esclarecemos que ele participou de diversas audiências públicas no Congresso Nacional com o objetivo de prestar informações solicitadas pelas comissões que trataram do assunto.
Finalmente, transcrevemos o primeiro parágrafo das disposições finais da CPI do Sivam, datada de 4 de junho de 2002, por verificar que a matéria já foi exaustivamente explorada pelos órgãos competentes e interessados no assunto:
"Ao encerrar os trabalhos desta CPI, esta relatoria tem a consciência de que o texto ora apresentado se transformou em verdadeiro compêndio sobre o Sivam. Nele está a sua história, seus percalços de implantação, as apurações de denúncias feitas pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal, as sindicâncias instituídas pela Polícia Federal, pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério das Relações Exteriores, além de toda a cronologia de ações do Tribunal de Contas da União. Aqui está um excelente material para pesquisas futuras"."



Texto Anterior: Franceses não comentam reportagem
Próximo Texto: Banco dos EUA exigiu pagamento de dívidas atrasadas da Transbrasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.