UOL

São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado pede ao STJ libertação de Rainha

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,
EM PRESIDENTE PRUDENTE

O advogado e deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) ingressou ontem à tarde no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com um pedido de habeas corpus em favor de José Rainha Jr. e outros quatro líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Eles estão presos preventivamente sob acusação de furto e formação de quadrilha durante a invasão na Fazenda Santa Maria, ocorrida em julho de 2000, no Pontal do Paranapanema (SP).
Rainha está preso há 11 dias com Felinto Procópio dos Santos, o Mineirinho, na penitenciária Maurício Henrique Guimarães, a P2, em Presidente Venceslau.
Márcio Barreto, Sérgio Pantaleão e Clédson Mendes, que também têm preventivas decretadas contra si, continuam foragidos.
Em depoimento à Justiça, os líderes sem-terra presos negaram as acusações. Alegaram que, à época, não estavam na região.
Em protesto contra as prisões, cerca de 50 integrantes do MST iniciaram anteontem uma vigília a cerca de 100 m do portão principal do presídio. Eles dizem que só vão deixar o local quando Rainha e Mineirinho forem libertados.


Texto Anterior: MST bloqueia rodovia durante 7 horas em PE
Próximo Texto: Elio Gaspari: O ministro do Trabalho deveria estar desempregado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.