São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Andar acima
Luiz Gushiken não foi o único ministro de Lula espionado em serviço feito por encomenda da Brasil Telecom. No material reunido pela Kroll, José Dirceu aparece como o mais monitorado integrante do primeiro escalão.

Ciranda
Uma das agências de Duda Mendonça, o marqueteiro de Lula, tem a conta da Brasil Telecom, contratante da espionagem que atingiu o alto comando da administração petista.

Na moita
Enquanto o PSDB ameaça levar o caso da espionagem para o Ministério Público, o PFL, seu parceiro de oposição, reage por ora de maneira mais discreta. Uma parcela do partido tem estreita ligação com Daniel Dantas, do grupo Opportunity, controlador da Brasil Telecom.

Força tarefa
Parlamentares ligados ao senador pefelista Antonio Carlos Magalhães (BA) foram os mais empenhados em chamar o Cade ao Congresso para explicar sua atuação na disputa entre o Opportunity e a Telecom Itália.

Melhor esperar
O Palácio do Planalto fechou-se em copas uma vez divulgada a espionagem. Pretende aguardar os desdobramentos do caso antes de partir para o contra-ataque, até por suspeitar de que ainda há mais para vir à tona.

Peneira
O governo concluiu o óbvio: está desprotegido contra qualquer tipo de espionagem mais ou menos sofisticada e já pensa em fortificar as defesas. O problema é que nem sempre dá para confiar nos próprios espiões.

Outro papo
De Celso Amorim sobre a suspensão das negociações do Mercosul com a União Européia: "Quando a gente negocia com Argentina, Uruguai e Paraguai, todo mundo quer que a gente endureça. Mas quando é a Alca e a União Européia, todo mundo reclama".

Chapéu na mão 1
Vereadores do PMDB paulistano, desde sempre contrários à aliança com o PSB, reclamaram a Orestes Quércia de Luiza Erundina. Alegam que a campanha da candidata a prefeita, carente de recursos, nem santinhos coloca à sua disposição.

Chapéu na mão 2
Como o PMDB não parece disposto a injetar "ânimo" na campanha, Erundina esperava que o tucano Geraldo Alckmin pudesse dar uma força à sua candidatura, pedra no sapato de Marta Suplicy (PT). Nada feito.

Até segunda ordem
Recado de José Serra à sua campanha: para conter gastos, foi adiada a instalação dos primeiros outdoors na capital.

Abre-alas
Ciro Gomes é o primeiro ministro a literalmente mostrar a cara na eleição. Outdoors trazem foto sua com Inácio Arruda (PC do B), e o slogan: "Quem conhece Fortaleza acredita em Inácio". O tucano Tasso Jereissati não acredita e não gostou.

Pelos velhos tempos
Ao discursar ontem em Porto Alegre, Lula fez referência ao "companheiro Fortunati", ex-vice-prefeito de Porto Alegre e fundador do PT. Ele deixou o partido devido a disputas internas e está no PDT.

Visita à Folha
Paulo Pereira da Silva, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PDT, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Jorge Luis Pires, assessor de imprensa.

TIROTEIO

Do presidente do PSTU, José Maria, que lidera movimento de dissidência dentro da CUT:
-No governo Lula, a CUT tem sindicalistas dirigindo fundos de pensão que investem bilhões nas empresas privadas. Há uma promiscuidade que só atrapalha a classe trabalhadora.

CONTRAPONTO

Direto ao ponto

Eleito vereador paulistano pelo PT em 2000, João Antonio, líder da prefeita Marta Suplicy na Câmara, foi visitar um tio para agradecer a ajuda recebida durante a campanha daquele ano.
Quando chegou à casa do parente, o parlamentar lembrou-se de que ali havia conhecido um senhor com quem conversara por cerca de duas horas, expondo seus projetos para a cidade. Terminara o papo com a certeza de ter conseguido um voto.
Com a idéia de agradecer pela confiança depositada, João Antonio perguntou ao tio:
-E aquele senhor com quem eu conversei aqui, onde mora? Gostaria de cumprimentá-lo.
-É, mas ele não votou em você não-, respondeu o tio.
-Como não? Passei duas horas falando o que pensava e ele concordando com tudo!
-Só que você não pediu o voto. Ele achou que você não estava precisando e votou em outro!


Próximo Texto: PSB impõe taxa de R$ 1,6 mil para lançar candidatos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.