São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

A favorita

A indicação de Emília Ribeiro para ocupar uma das cinco vagas no conselho da Anatel, de início bandeira peemedebista, ganhou adeptos nas principais bancadas do Senado, oposição incluída. Descrita como alguém com "corpo de PMDB e alma de PSDB", ela conta, além do apoio do governo Lula, com intenso lobby tucano, por ter sido braço direito de Paulo Renato Souza quando ministro da Educação de FHC.
A pressa e o interesse pluripartidário em realizar a sabatina se explicam: uma vez nomeada, Emília será o terceiro e decisivo voto, na agência reguladora, a favor de mudar a legislação de modo a permitir a compra da Brasil Telecom pela Oi, como quer o Planalto.



Pause. Apesar da ansiedade de alguns correligionários, o relator da indicação de Emília na Comissão de Infra-Estrutura, Sérgio Guerra (PSDB-PE), deixou a sabatina para agosto. "Chegou à minha mão minutos antes do recesso. Não é questão tão simples", diz o senador. A fusão BrOi passou a ser alvo de novos questionamentos a partir da prisão de Daniel Dantas.

Fast-forward. Insatisfeitos com a demora, alguns tucanos chegaram a sugerir, de leve, que Guerra passasse adiante a relatoria da matéria.

Mordaça. O assunto Brasil Telecom-Oi será tabu na sabatina de Emília. Os próprios senadores avisam que irão se abster de questionar a indicada a esse respeito, pois ela não pode "antecipar o voto".

Só marola. Emissários da oposição já fizeram chegar ao Planalto a mensagem tranqüilizadora: descontada uma ou outra frase de efeito, PSDB e DEM nada farão para elevar a temperatura do caso Daniel Dantas. Pelo contrário.

Tô besta. A Operação Satiagraha derrubou uma crença disseminada entre grampeados reais e imaginários: a de que conversas realizadas via Skype ou Nextel eram à prova de interceptação. Até especialistas na área de Segurança Pública se impressionam com a facilidade com que a PF capturou essas ligações.

E ele? Diante da inclusão de Marta Suplicy entre os candidatos com "ficha suja", apesar da ausência de condenações à ex-prefeita, petistas perguntam por que a Associação dos Magistrados Brasileiros omitiu Gilberto Kassab (DEM) da lista. Ele é co-réu em processo no qual se acusa Celso Pitta de ter feito propaganda pessoal com dinheiro público.

Termômetro. Pesquisa registrada pelo instituto DataKirsten, feita por encomenda do Diretório Nacional do DEM, dá 34,3% de intenções de voto a Marta Suplicy (PT), 25,8% a Geraldo Alckmin (PSDB) e 14,5% ao candidato do partido, Gilberto Kassab. Paulo Maluf (PP) aparece com 9,3% no levantamento, e Soninha (PPS), com 1,7%.

Extremos. Pesquisa eleitoral do Ibope em Belém mostra, como subproduto, o abismo entre as avaliações de Lula e Ana Júlia na capital do Pará. O presidente é aprovado por 61%. A governadora petista, desaprovada por 65%.

RG 1. Segundo dados do TSE, a candidata mais idosa nas eleições municipais deste ano tem 99 anos e concorrerá a uma vaga de vereadora em Feira de Santana (BA). Seu nome na cédula é "Mamãe".

RG 2. Já o candidato mais jovem é "Robson Eletricista", que fará 18 anos no dia da posse -caso se eleja vereador em Pati do Alferes (RJ).

Chamego. Ingrid Bettancourt aproveitou carta endereçada ao embaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani, e incluiu no pé um bilhete para Eduardo Suplicy (PT-SP), articulador do convite para que a ex-refém das Farc fale no Senado brasileiro. "Obrigada por suas belas palavras, demasiado generosas e que não mereço. Com afeto sincero, Ingrid."

Visita à Folha. Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, visitou ontem a Folha a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Silvana de Freitas, assessora de imprensa.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Ninguém vai aderir às ações espetaculosas desse ambientalista de Copacabana, que acha que pode confiscar bois que vivem soltos há mais de dez gerações no interior do país."

Do deputado ABELARDO LUPION (DEM-PR), sobre o fiasco do leilão eletrônico para vender o que o ministro Carlos Minc chama de "bois piratas", porque criados em áreas de preservação.

Contraponto

Cheios de apetite

Ao discursar ontem, diante de Lula, na inauguração de um centro de triagem de animais silvestres em Brasília, Paulo Octávio (DEM) louvou os cuidados que a instituição, mantida com recursos federais, dedica a todas as espécies.
-Até os tucanos são bem tratados aqui-, brincou o vice-governador.
Quando chegou sua vez de falar, o presidente pegou carona na piada. Contou que também na Granja do Torto há muitos tucanos.
-São dezenas e dezenas. Vêm do Parque Nacional. Eu fico olhando eles comerem. E que bico grande eles têm!


Próximo Texto: Associação de juízes inclui Marta, Maluf e mais 13 em "lista suja"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.