São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERESINA

Justiça impede tucano de usar imagem de Lula

DA AGÊNCIA FOLHA

Uma decisão em caráter liminar da Justiça Eleitoral do Piauí determina que a coligação do prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Silvio Mendes (PSDB), não use imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Estado, Wellington Dias (PT), na propaganda eleitoral. A determinação atendeu a pedido da coligação encabeçada pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT), candidato à prefeitura da capital.
No horário eleitoral, no tempo destinado ao tucano, foram veiculadas cenas da inauguração de um hospital em Teresina -ocorrida em maio- em que Lula e Dias apareciam ao lado do prefeito. "As imagens davam a entender que os atuais chefes do poder Executivo estadual e federal apoiavam a candidatura do tucano", disse o advogado da coligação do PT, Alexandre Nogueira.
O juiz Pedro de Alcântara Macedo, estipulou multa de R$ 500 caso a decisão não seja cumprida. Na liminar, o juiz declarou que o uso de imagem de Lula e do governador "na propaganda [do PSDB], caracteriza-se como violação à legislação eleitoral".
A defesa de Silvio Mendes negou que a legislação tenha sido infringida.
(JOSÉ EDUARDO RONDON)


Texto Anterior: Recife: PF faz ação contra suspeita de uso de prefeitura em campanha
Próximo Texto: Estados vêem brecha para manter parentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.