São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLCLORE POLÍTICO/JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO

João "3 Quedas"

Eleição apertada como todas, em Pernambuco. Corria o ano de 1966. Situação difícil para o candidato a senador pela Arena, usineiro João Cleofas.
Mais conhecido como "3 quedas" -por ter perdido o governo para Agamenon (50), Cordeiro de Farias (54) e Arraes (62). A decisão foi endurecer. Até porque, como dizia o professor Barreto Guimarães (que, depois, seria vice-governador de Eraldo Gueiros, em 70), a revolução veio "contra a mentira, o engodo e o embaimento". Três sinônimos e o povo contra os três. Seguindo-se um exemplo do peso dessa chibata eleitoralmente "redentora".
Foram presos todos os diretores dos sindicatos rurais de Pesqueira e Alagoinha. Ordem do ministro do Trabalho de Castelo Branco, Júlio Barata. Em seguida, Barata veio para Recife, ao lado de seu secretário-geral, Paulo Didier de Brito. E aceitou o risco de conceder audiência ao então presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Euclides Nascimento. No salão principal da Delegacia do Trabalho.
Não se contava era que os ânimos acabassem exaltados. E Vossa Excelência abanasse o dedo na cara do sindicalista. Só que, como em sua terra homem não leva desaforo para casa, Euclides fez o mesmo com o nariz ministerial. Ganhando, de presente, um Inquérito Policial Militar (IPM) -por desacato à autoridade, claro. Mas astúcia é mesmo a coragem do pobre, como diz Mestre Ariano. E deixaram Euclides abrir a boca.
"Senhores de farda, sou homem rude, do eito da cana, diferente do ministro, um barão de Brasília, educado como nunca vi ninguém. Prestei atenção ao que ele fazia, o homem estava em pé, atrás da cadeira, fiz o mesmo, depois sentou, eu também, cotovelo fora da mesa, encolhi o meu, que a gente era como espelhos. No meio da conversa, Vossa Excelência enfiou o dedo no meu nariz, que é como as pessoas finas discutem, pensei assim, e repeti igualzinho ao doutor. Agora vêm vocês -dirigindo-se aos militares que tomavam seu depoimento- dizer que o ministro é mal educado? De jeito nenhum. Ele é um senhor finíssimo."
O IPM acabou por aí mesmo. Mas o pessoal do sindicato só foi solto depois das eleições. E o usineiro Cleofas acabou eleito, por menos de 50 mil votos -um nadinha. Talvez aqueles que a oposição perdeu, em Pesqueira e Alagoinha. Com a justiça se fazendo só bem depois. Em 1974. Quando Cleofas tentou se reeleger e perdeu tudo -o Senado, para Marcos Freire; o amor à terra, voltando a morar no Rio; e o apelido, que passou a ser "4 quedas".


JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO, 54, advogado no Recife, escreve às segundas-feiras nesta coluna


Texto Anterior: Ribalta
Próximo Texto: Campanha: Serra critica ligação de José Dirceu a FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.