São Paulo, quarta, 23 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Em PE, polícia suspeita que carga roubada pode ser vendida; no RN, frios abastecem acampamento
Sem-terra fazem dois saques no Nordeste


da Agência Folha

Lavradores sem terra ligados ao MST (Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) promoveram dois saques ontem.
Em Pernambuco, três caminhões com feijão e açúcar foram atacados na BR-428, em Santa Maria da Boa Vista (653 km de Recife), sem o conhecimento do movimento, segundo seus líderes.
Cerca de 200 agricultores acampados na fazenda Madrugada participaram do saque, armados com foices e facões. Eles bloquearam a pista com galhos e pedras e desviaram os veículos para o acampamento, onde moram 500 famílias.
Foram roubadas 22,8 toneladas de feijão e 60 toneladas de açúcar, que estavam divididas em 1.200 fardos. O feijão pertencia à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e seria entregue no município de Russas (CE). O açúcar pertencia a empresas particulares.
O agricultor Romero dos Santos, 21, foi preso horas depois com quatro sacos de açúcar a cinco quilômetros do local do saque.
Santos declarou que não pertence ao MST e que recebeu o açúcar dos sem-terra com a orientação de levar o produto "para outro lugar" -que não especificou.
A polícia suspeita que parte da carga saqueada será vendida e preparou um esquema para tentar flagrar a suposta operação. O MST nega a existência de um comércio de mercadorias saqueadas, mas admite que pode haver trocas entre os acampamentos da região.
RN
Cerca de 180 agricultores ligados ao MST saquearam ontem um caminhão carregado com frios que trafegava pela rodovia RN-118, no município de Ipanguaçu (RN).
Segundo a dona da carga, a Distribuidora Moçoroense de Frios e Derivados, 4.000 quilos de frios e 598 bandejas com ovos foram roubados.
Todo o alimento foi levado para o acampamento dos sem-terra na fazenda Ubarana, em Ipanguaçu (211 km a oeste de Natal). No sábado, a PM diz ter havido troca de tiros entre um grupo de sem-terra e policiais durante a tentativa de saque à fazenda.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.