São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola diz que não ficou com a faixa de Jango

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACAPÁ

O presidente do PDT, Leonel Brizola, 80, apresentou ontem sua versão para uma das mais duradouras histórias do folclore político nacional: a de que teria consigo a faixa presidencial usada por João Goulart.
Segundo a lenda, Brizola levou a faixa depois que os militares derrubaram Jango em 1964. Ele a teria escondido em uma valise negra durante sua fuga do país, para o Uruguai, um mês e meio após a tomada do poder pelo general Castello Branco.
Ontem, em Macapá, onde foi prestigiar o candidato Waldez Goés (PDT), Brizola também carregava uma pasta preta de náilon -que vinha carregando em suas viagens nesta campanha.
No aeroporto, ele retirou na frente dos jornalistas e correligionários uma pequena bandeira do Brasil, meio desbotada. Segundo a PM, 2.000 pessoas o esperavam no aeroporto.
"Seria realmente um orgulho se fosse a faixa de João Goulart, mas sabe o que eu carrego comigo? [Nesse momento, Brizola pediu a pasta e a abriu] Não é a faixa, é essa pequena bandeira, que eu carrego desde que saí do Brasil."
Brizola disse que conseguiu a bandeira quando atravessou a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Na ocasião ele estava fardado de oficial da Brigada Militar e embarcou num carro dirigido por um casal.
"Eu passei por duas barreiras, uma do Exército e outra da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Eu estava sentado atrás bem duro como um militar prussiano [conhecidos por sua rigidez]. Eu coloquei papéis numa pasta e peguei uma bandeira que estava por ali. Isso foi em abril de 1964. Vejam como ela [a bandeira] está comigo há tanto tempo, desbotada pelo tempo", afirmou.
"Eu me honro em dizer que é a primeira vez que eu mostro essa bandeira, que simboliza a minha resistência e meu apego eterno ao nosso país", afirmou. (KB)



Texto Anterior: TCE aponta déficit na gestão Garotinho
Próximo Texto: Campanha no Ar: Funcionário afirma que aprovou TV de Gugu por desinformação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.