São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Petista mantém 60%, e tucano oscila de 31% para 32%

Vantagem de Lula sobre Serra é de 28 pontos, segundo o Ibope

DA REDAÇÃO

A vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre José Serra (PSDB) oscilou de 29 para 28 pontos percentuais, indica pesquisa Ibope divulgada ontem, a cinco dias do segundo turno da eleição para presidente da República.
Em levantamento realizado de sábado até segunda-feira, Lula ficou com 60% das intenções de voto, contra 32% de Serra -na pesquisa de uma semana antes, o petista obteve 60%, e o tucano, 31%.
A margem de erro nos dois casos é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos, Lula venceria Serra por 65% a 35% (há uma semana, o placar era 66% a 34%).
O critério dos votos válidos é o usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para divulgar os resultados da eleição e exclui da conta os votos em branco e nulos.
Segundo o Ibope, na sua última pesquisa, 3% dos entrevistados se disseram inclinados a votar em branco ou nulo, e 5%, que ainda não sabem como vão votar.
Como a pesquisa foi feita de sábado até anteontem, ela pode ter refletido em parte possíveis efeitos da fala de Serra em seu horário eleitoral de domingo.
No discurso, anunciado durante a semana passada como um "grande pronunciamento", Serra atacou Lula e disse que a eleição do seu adversário pode se transformar no "maior estelionato eleitoral, depois da eleição de Collor" ou levar "o Brasil à ruína".
O Ibope também divulgou ontem a intenção de voto por região do país. No Sudeste, Lula venceria Serra por 61% a 29%; no Norte/ Centro-Oeste, por 54% a 37%; no Nordeste, por 60% a 32%; e no Sul, por 58% a 34%. A margem de erro nesse resultado varia em cada região e é superior a 1,8 ponto percentual. (RENATO FRANZINI)


Texto Anterior: Lula estuda nome "auto-explicável" na pasta da Fazenda
Próximo Texto:
GOVERNADORES
Mato Grosso do Sul: Justiça manda afastar comandante da PM

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.