São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

De volta ao Brasil, Lula diz que África consolida a democracia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

De volta após uma semana na África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em seu programa semanal de rádio, o "Café com o Presidente", estar convencido de que "aos poucos, os países que pertencem ao continente africano estão consolidando o regime democrático".
Dos quatro países visitados por Lula, três não praticam um dos princípios fundamentais da democracia, o rodízio no poder.
O presidente falou sobre democracia sem ser questionado sobre o tema - a pergunta tratava de biocombustíveis. Lula reconheceu que "ainda temos problemas em alguns países", mas acrescentou que "toda a vez que um país tem muito problema político interno, tem guerra civil, tem guerra com outros países, a tendência é o país não crescer". "Só existe uma possibilidade de a África dar um salto de qualidade: chama-se paz e democracia", completou.
Lula rebateu críticas à suposta "atenção exagerada" dada ao continente - esta foi sua sétima viagem à África como presidente. Segundo ele, há limitações no comércio com os Estados Unidos e a União Européia, por isso, o Brasil tem que procurar novos mercados. Lula disse que críticas semelhantes foram feitas sobre a relação com a América Latina.


Texto Anterior: Tribunais descumprem decisões do CNJ
Próximo Texto: Extradição: Jugmann diz que vai oficializar viagem a Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.