São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Do milagre à queda

No "Valor", "País tem o ciclo de crescimento mais longo em 30 anos". São "22 trimestres consecutivos" e com "boa característica: o ciclo combina consumo e investimento". E "o nível de confiança continua forte entre empresários". Daí, nas manchetes dos sites de "Estado" e "Veja", "Investimentos vão crescer 20%" em cinco anos, segundo um levantamento do BNDES.
Final do dia, porém, nos sites de "Gazeta Mercantil" e Reuters Brasil, "o saldo em conta corrente caiu em setembro", nas transações com o resto do mundo. E já em outubro a "expectativa é o país voltar a ter déficit".

BRICS E A GM
Em destaque do "Financial Times" à Bloomberg, "GM toma a liderança da Toyota com vendas nos emergentes". Em especial, Brasil e China. A Toyota caiu com os EUA.

LANTERNA
"Kommersant" e "Moscow Times" deram que a Rússia é a última dos Brics em inversões externas, bem atrás de Brasil e China -e cobraram saídas.

M&M
Guido Mantega e Henrique Meirelles esgrimam pelas agências, desde Washington, sobre o "fundo soberano". O segundo deu sinais de ceder.

JUNTOS
Já a Venezuela se alinhou a Mantega "e outros do Banco do Sul" no ataque ao FMI. E o "New York Times" destacou que o banco chavista "avança com o apoio tácito do Brasil".

O BLOCO FEMININO
O "Miami Herald" de domingo deu especial com títulos tipo "É hora das mulheres de brilhar" na América Latina. "Desafiando o machismo", elas são eleitas do Chile até a Argentina, talvez do Paraguai ao Brasil de Dilma Rousseff. O "bloco feminino" viria na "onda democrática" que, diz o jornal, antes elegeu "grupos marginalizados como índios e a classe trabalhadora pobre", a saber, Evo Morales e Lula.

SYNGENTA ARMADA
No Google e pelos sites de "NYT", "WSJ" etc., despachos ecoaram o confronto entre ativistas e os seguranças da Syngenta, com duas mortes. A multinacional diz que seus contratados deviam estar sem armas, "mas tinham", parece.

O PRÍNCIPE E A MATA
O "Telegraph" deu que o príncipe Charles faz quinta, em "jantar de gala" da WWF num palácio em Londres, um "apelo apaixonado" contra o desmatamento da Amazônia -que seria responsável por um quarto das emissões etc.

HIDRELÉTRICA YAHOO
O Yahoo, concorrente do Google, destacou no Yahoo News despacho da AFP noticiando que ele mesmo, Yahoo, quer ser "neutro em emissão de carbono", até o final do ano. Para tanto, vai financiar hidrelétrica em São Paulo e outras ações na Índia, comprando "créditos de carbono".
E não importa que o "FT" diga que a idéia não funciona.

32 ANOS DEPOIS
Nas manchetes dos sites do "NYT" ao "Guardian", "WSJ", "FT", a derrota da Microsoft na Europa. Diz o primeiro que "encerra a prática de 32 anos de criar sistemas fechados" para alavancar seus produtos.

ORKUT SOB FOGO
Na manchete do "WSJ" de papel, na sexta, e ontem no "Monde", "Google sob fogo", pelo Orkut. É ainda a pressão do Ministério Público contra racismo e pedofilia, mas que já bateu agora na publicidade.

boingboing.net
BOPE BLOG
Saiu no "Washington Post" longa reportagem de "Tropa de Elite", menos crítica que a do "NYT". Mas a novidade é que a controvérsia avança agora pela blogosfera global.
Saiu no Boing Boing, um dos maiores do mundo, e já surgiu na Grã-Bretanha até um Bope Blog, com links para baixar o filme, sem pagar, "torrent". Neles e noutros sites, ataques ao "filme pró-tortura" que está para estrear por lá.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: 2º julgamento: Acusado de matar Dorothy Stang é condenado a 27 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.