São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

Adams assume AGU hoje no lugar de Toffoli, que toma posse no STF

Novo advogado-geral é indicado de Guido Mantega e funcionário de carreira

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, 44, toma posse hoje em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que assume, também hoje, vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Ligado ao PT e com longa carreira no governo federal, Adams se tornou um dos auxiliares mais próximos do ministro Guido Mantega (Fazenda), com quem trabalhou desde o segundo ano do governo Lula.
Além do apoio de Mantega, ele foi indicado pelo próprio Toffoli e pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento).
Adams tem perfil mais técnico que o de seu antecessor e é considerado habilidoso nas conversas de bastidores para defesa do governo, principalmente no STF.
O ex-procurador da Fazenda foi peça-chave na negociação da União com o setor privado para o pagamento das dívidas relativas ao desconto indevido do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de exportadores. Nessas conversas criou a imagem de um burocrata que está disposto a ouvir as demandas do setor privado.
A sucessora de Adams na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deve ser Adriana Queiroz de Carvalho, que já atuava como substituta eventual do procurador. A indicação ainda não foi confirmada, mas o nome de Adriana foi levado a Mantega por Adams.
Adams é formado em direito e é procurador da Fazenda Nacional desde 1993. Em 2006, ele assumiu a chefia da Procuradoria-Geral da Fazenda. Será o primeiro advogado-geral da União que veio de uma das carreiras da instituição.


Texto Anterior: Justiça suspende a cassação de mais 9 vereadores de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.