UOL

São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Vocês estão com medo de quê?"

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro comício das diretas-já no Pacaembu não tinha o comando daquele que seria uma das marcas da campanha, o locutor Osmar Santos, 54. O radialista iniciou sua participação no terceiro comício, em Curitiba em janeiro de 84.
De lá em diante, foi o responsável pela animação de mais de 40 deles. Tornou-se próximo dos principais articuladores das diretas-já. "O Ulysses Guimarães [presidente do PMDB] me ligava quase todos os dias perto das 5h", lembra.
Recuperando-se há nove anos de um acidente automobilístico em que perdeu massa encefálica, ele fala com dificuldade. Mas já se alimenta, anda sozinho e até pinta quadros.
Para expressar os episódios das diretas de que se recorda, tem a ajuda do irmão, o também locutor Oscar Ulysses.
Cita episódio em que ele e diversos políticos viajavam num avião pequeno para comício em Presidente Prudente (SP).
Enfrentando turbulências, Osmar conta que ele e o hoje ex-senador José Serra sofriam encolhidos em suas poltronas, quando Fernando Henrique Cardoso gracejou: "Estão com medo de quê? Vocês não acreditam em Deus? Peçam ajuda a ele", brincou em referência à formação católica de ambos.


Texto Anterior: Lula fala sobre as Diretas-já
Próximo Texto: Defesa das diretas fixou identidade da Folha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.