São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advocacia Geral terá procurador aposentado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O procurador da República aposentado Álvaro Augusto Ribeiro da Costa chefiará a Advocacia Geral da União. Ele aceitou anteontem o convite do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
A indicação de Ribeiro da Costa teve a participação do futuro ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que sugeriu o nome. Lula se encontrou com o indicado, gostou dele e o convidou.
Ribeiro da Costa foi subprocurador dos Direitos do Cidadão no primeiro mandato de FHC. Deixou o posto em 1996 com críticas à atuação do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que continua no posto. Segundo ele, Brindeiro esvaziou a Procuradoria ao não encaminhar questionamentos às autoridades.
O futuro advogado-geral de Lula, quando subprocurador da República, atuou no escândalo do Banco Econômico. Encaminhou à Justiça relatório do Banco Central que apontava irregularidades cometidas por Angelo Calmon de Sá, ex-dono do Econômico.
Também no final de semana o deputado federal Waldir Pires (PT-BA) aceitou o cargo de corregedor-geral da União. Pires resistiu, chegou a dizer a Lula via intermediários que não tinha vontade de aceitar, mas acabou convencido, em conversa direta com Lula.
Quando resistia, Pires disse a petistas que achava que não tinha o perfil para um posto cobiçado por um lobby de procuradores e por expoentes da esquerda do PT. Ele voltou atrás quando Lula mostrou que pretende dar à Corregedoria Geral da União, hoje ocupada por Anadyr Rodrigues, um poder maior do que o atual.
Apesar de o corregedor ter status de ministro, a idéia em estudo no PT é transformá-la numa Secretaria de Transparência Governamental. A partir dela seria elaborado, num prazo de seis meses, um plano de combate à corrupção nos órgãos do governo.
O nome mais cotado para a PF é o do delegado aposentado Paulo Lacerda, que investigou o caso PC Farias. Para a Procuradoria Geral da República, Lula tem tempo, pois o mandato de Geraldo Brindeiro vai até o meio do ano. São cotados três subprocuradores: Cláudio Fontelles, Ella Wieko e Wagner Gonçalves. (KA)


Texto Anterior: Transição: Lula conclui hoje equipe dominada pelo PT
Próximo Texto: Lula pode rever nome para o Planejamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.