São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEIO AMBIENTE

Ibama multa Duda por construção irregular de pista de pouso na Bahia
Na quinta-feira, fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) interditaram a construção de uma pista de pouso na península de Maraú (BA), região de mata atlântica. O proprietário, o publicitário Duda Mendonça, foi multado em R$ 160 mil pela ausência de estudo e relatório de impacto ambiental. Duda cuidou da campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. O imóvel é uma casa na praia dos Tapuias de Fora, na Barra Grande (BA).
Os fiscais chegaram ao local depois de uma denúncia anônima. Verificaram a construção da pista, de 1 km de comprimento por 300 m de largura, na fase de terraplenagem. A vegetação rasteira foi retirada. A multa ocorreu porque o ecossistema serve à fauna da mata atlântica e de manguezais. A avaliação do impacto ambiental antes de realizar qualquer obra, nesses casos, é obrigatória.
Por meio de sua assessoria, Duda informou que deixou claro à Consplan que tudo deveria ser feito "em absoluto respeito à lei, protegendo o meio ambiente". Caberá à construtora, segundo Duda, tomar as providências. Ele diz que aceita "sustar a obra. A Folha procurou a Consplan, mas não teve retorno.
O prefeito de Maraú, Alberto Rocha Lemos (PFL), teria dado permissão verbal para a realização da obra.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Giro internacional: Lula discutirá Fome Zero na Índia
Próximo Texto: Caso Santo André: Suplicy articula reunião com promotores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.