São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

Primeira cassação de político "infiel" é anulada pelo TRE-RO

DA AGÊNCIA FOLHA

Primeiro político punido pela Justiça por infidelidade partidária, o vereador de Buritis (RO) Lourival Pereira de Oliveira (PV) teve sua cassação anulada na noite de anteontem pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia, o mesmo que o havia cassado em dezembro.
Segundo a assessoria do tribunal, a defesa de Oliveira argumentou que havia ocorrido um erro processual no pedido de cassação.
Para a defesa do vereador, quem havia assinado a ação inicial pedindo a perda de seu mandato não era um advogado e, portanto, não tinha legitimidade legal para fazê-lo. Os juízes acabaram anulando a decisão anterior e ordenando a volta imediata de Oliveira à Câmara.
A assessoria do TRE afirmou que a maior possibilidade é que o vereador só sofra nova punição caso outra ação contra ele seja ajuizada.
O caso de Oliveira havia sido a primeira cassação baseada na decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de outubro que determina que o mandato pertence à sigla, e não aos políticos.
Trabalhador rural e evangélico da Assembléia de Deus, Oliveira elegeu-se, em 2004, pelo PSDB e, diante das "críticas e da inveja" de seus colegas de sigla, resolveu ir para o PPS. Acabou voltando depois para o PSDB, mas, como logo percebeu que não teria vaga ali para tentar a reeleição em 2008, foi para o PV.
(JOÃO CARLOS MAGALHÃES)


Texto Anterior: Paraná: PMDB apóia Requião e diz ter reunido denúncias contra juiz
Próximo Texto: Janio de Freitas: De armas e bagagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.